O fogo deflagrou num parque de estacionamento do aeroporto de Luton pouco depois das 21h30 de terça-feira. A administração do aeroporto suspendeu todos o voos até pelo menos às 15h00 desta quarta-feira.
Os bombeiros e equipas de resgate de Bedfordshire ocorreram ao local com 15 carros de bombeiros, três aparelhos aéreos especializados e mais de 100 operacionais.
Andrew Hopkinson, chefe dos bombeiros do Serviço de Bombeiros e Resgate de Bedfordshire, disse que o estacionamento tinha mais de 1.500 veículos.
Descreveu que o andar estava “totalmente envolvido no fogo” e que o prédio sofreu um “colapso estrutural significativo”. Hopkinson acrescentou que os bombeiros enfrentaram um “incêndio grave e de rápida propagação, onde o fogo acabou por se espalhar por vários andares”.
Uma testemunha disse à Sky News que “era possível ouvir os carros a explodir”, enquanto outra pessoa contou que estava dentro do aeroporto quando o incêndio começou e sabe que o seu carro foi afetado porque “todo o estacionamento 2 está totalmente destruído”.
Durante a noite, os bombeiros tentaram travar as chamas para não alastrarem aos edifícios vizinhos. Pelas 8h45 desta quarta-feira, o serviço afirmou ter “controlado e extinto” o incêndio.
Voos suspensos
O aeroporto de Luton deu conta, em comunicado, de que “os serviços de emergência permanecem no local após o incêndio da noite passada no Terminal Car Park 2”.
O documento também explicou as razões para o aeroporto ter sido fechado: “A nossa prioridade continua a ser apoiar os serviços de emergência e a segurança de nossos passageiros e funcionários. Portanto, tomamos agora a decisão de suspender todos os voos até às 15h00 de quarta-feira, 11 de outubro”.
“Os passageiros são aconselhados a não se deslocarem para o aeroporto neste momento, pois o acesso continua severamente restringido. Para dúvidas relacionadas com um veículo estacionado ou reservas futuras, entre em contato com luton.customerservices@apcoa.com”, acrescentou.
O serviço de bombeiros e resgate de Bedfordshire irá realizar uma investigação para apurar as causas do incêndio.