Reino Unido. Detidos suspeitos de incitamento ao ódio racial nas redes sociais

por Carla Quirino - RTP
Manon Cruz - Reuters

Uma mulher de Chester e um homem de Rufford foram detidos na quinta-feira por suspeitas de disseminação de informações falsas sobre a identidade do autor do crime de Southport e de encorajarem a violência. Estão acusados de incitarem ao ódio racial.

A mulher detida tem 55 anos, é residente na cidade de Chester e está sob custódia da polícia do condado de Cheshire, em Inglaterra.

A superintendente Alison Ross explicou a detenção:“Todos nós vimos a desordem violenta que ocorreu no Reino Unido na semana passada, grande parte da qual foi alimentada por comunicações maliciosas e imprecisas online”.

Ross alertou para os potenciais efeitos da disseminação de falsas informações. “É um lembrete gritante dos perigos de publicar informações em plataformas de media sem verificar a veracidade”, sustentou.

Esta detenção “também funciona como um aviso de que todos somos responsáveis por nossas ações, seja online ou pessoalmente”.A polícia do Reino Unido emitiu vários alertas sobre a divulgação online de um nome "incorreto" para o suspeito de Southport - agora identificado como Axel Rudakubana, de 17 anos - e uma história falsa sobre as suas raízes.

De acordo com o britânico The Guardian, vários especialistas afirmaram que essa desinformação foi usada por uma "minoria que tem voz nas redes sociais" para semear a divisão e "alimentar a sua própria agenda, desencadeando um verão de insurreição impulsiva em busca de emoção".

Isto após distúrbios violentos nos dias que se seguiram ao ataque à faca em Southport. 

Foram apontados vários exemplos como Laurence Fox e o ex-kickboxer Andrew Tate, que “partilharam informações falsas” no X, disse Sunder Katwala, diretor do thinktank British Future.
Segundo detido
Também na quinta-feira um homem de 39 anos de Lancashire foi detido por alegada utilização das redes sociais para encorajar outras pessoas a participar em distúrbios violentos, confirmou a polícia de Merseyside.

Este homem de Rufford, em Ormskirk, foi detido sob suspeita de encorajar ou auxiliar e envolver-se em atos desordem violentos em Southport, a 30 de julho.

O inspetor chefe Tony Roberts realçou que “esta prisão demonstra que o objetivo não é apenas levar à justiça as pessoas que escolheram envolver-se na violência e destruição em Southport e em outros lugares".

“Também estamos determinados a prender qualquer pessoa que suspeitemos ter tentado incitar o ódio online e encorajado ativamente outros a irem para as ruas com o intuito de causar violência e danos físicos nas nossas comunidades”, destacou.
PUB