Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Quinze mortos devido a tufão Yagi nas Filipinas

por Lusa
Jilson Tiu via REUTERS

Quinze pessoas morreram e 21 estão desaparecidas nas Filipinas devido à tempestade tropical Yagi, que se transformou em tufão e se dirige para a China, informaram as autoridades.

A tempestade, batizada de Enteng nas Filipinas, causou graves inundações e deslizamentos de terra depois de atravessar a ilha de Luzon (norte) na segunda-feira, com chuva e ventos sustentados de 75 quilómetros por hora e rajadas máximas de até 90 quilómetros por hora.

Numa reunião com o presidente Ferdinand Marcos Jr., a agência de catástrofes filipina informou que o número de mortos ascendeu a 15, na maioria em Luzon, onde se situa a capital, Manila, e que entre os 21 desaparecidos está um grupo de 15 marinheiros cujo barco naufragou.

A maioria das vítimas morreram na sequência de deslizamentos de terras, afogamento ou eletrocussão.

Mais de 1,7 milhões de pessoas foram afetadas, sendo que 88 mil estão deslocadas, e os prejuízos estimados ascendem a 350 milhões de pesos (5,6 milhões de euros).

A tempestade provocou também o cancelamento de dezenas de voos domésticos e a suspensão das aulas em mais de 450 escolas.

Marcos Jr. apelou às autoridades para que se concentrem nas operações de busca e salvamento, enquanto prosseguem os trabalhos de limpeza das estradas e dos destroços.

 

Tópicos
PUB