Mas se a apresentação é aliciante o convite não fica por aqui e diz mesmo que "um dia poderás encontrar-te a passear na lua ou talvez uma das primeiras pessoas a ir a Marte".
Isto porque a Agência Espacial Norte Americana anda à procura de trabalhadores para todas as áreas no âmbito do novo programa espacial Artemis.
Se pensa que ser ainda "mais alto" que o poeta é simples, desengane-se.
Para participar da próxima classe de astronautas da Geração Artemis, os candidatos a astronauta têm de ter:
- um mestrado de uma instituição credenciada em engenharia, ciências biológicas, ciências físicas, ciências da computação ou matemática;
- dois anos (36 horas semestrais ou 54 quartos de horas) de trabalho para um programa de doutorado em uma área relacionada a ciência, tecnologia, engenharia ou matemática;
- um doutoramento completo em medicina ou um doutoramento em medicina osteopática;
- a realização de um programa escolar piloto de teste reconhecido nacionalmente, até junho de 2021.
Os candidatos devem ainda ter pelo menos dois anos de experiência profissional relacionada e progressivamente responsável, ou pelo menos mil horas de tempo de pilotagem em aeronaves a jato.
Os candidatos a astronautas devem passar nos voos espaciais de longa duração da NASA e podem ser solicitados a completar uma avaliação on-line, que pode levar até duas horas para ser concluída.
Saiba como se pode preparar para ser astronauta
Se achou os requisitos exigentes, está a pensar bem. Mas não são impossíveis.
O programa espacial da NASA é ambicioso e quer rejuvenescer as tripulações espaciais para os próximos desafios, principalmente dentro do programa Artemis. E dá pistas de como chegar ao lugar mais desejado.
Astronautas da Geração Artemis - Os astronautas selecionados a partir desta candidatura vão tornar-se a segunda classe a ter formação e a estar habilitados para o programa Artemis. A primeira turma formou-se em janeiro de 2020, iniciando carreiras de exploração que os poderão levar até à Estação Espacial Internacional, em missões à Lua ao abrigo do programa Artemis, ou, um dia, a Marte.
Conheça a mais nova classe de astronautas da geração Artemis.
Quer juntar-se à nossa equipa? - A NASA é mais do que astronautas. "Somos cientistas, engenheiros, especialistas em Tecnologias de Informação, especialistas em recursos humanos, contabilistas, escritores, técnicos e muitos outros tipos de pessoas que trabalham em conjunto para quebrar barreiras para alcançar o aparentemente impossível".
Conheça aqui as profissões disponiveis.
Como vê, pode não chegar a astronauta, mas ao estar ao serviço da NASA poderá sentir nestes exploradores que um pouco de si também chega ao espaço.