Putin envia condolências à família de Prigozhin, "talentoso homem de negócios" que "cometeu erros"

por Joana Raposo Santos - RTP
Putin e Prigozhin (à direita do presidente russo) numa foto de arquivo de 2011. Misha Japaridze/Pool - Reuters

O presidente da Rússia já enviou condolências à família de Yevgeny Prigozhin, o líder do grupo Wagner, depois de as autoridades de aviação de Moscovo terem confirmado a morte deste na queda de um avião na quarta-feira. Vladimir Putin diz que o chefe da Wagner era um "talentoso homem de negócios" que "cometeu erros".

“Quero expressar as minhas condolências sinceras às famílias de todos os falecidos. É sempre uma tragédia”, declarou Vladimir Putin, em declarações na televisão russa.

“E, se realmente estiverem entre as vítimas os colaboradores do grupo Wagner – e os dados iniciais indicam que sim – quero destacar que essas pessoas contribuíram muito para a nossa luta conjunta contra o regime neonazi da Ucrânia”.

“Nós sabemos isso, lembramo-nos disso e não vamos esquecê-lo”, salientou.

O presidente russo frisou que "conhecia Prigozhin desde os anos 1990". "Era um homem com um destino difícil e cometeu erros graves na sua vida".

"Ele lutou pelos resultados que precisava para si próprio", continuou. "Era uma pessoa talentosa, um empresário talentoso, não trabalhava ó no nosso país, e trabalhava com resultados, também no exterior, em particular em África. Lá esteve envolvido com petróleo, gás, metais preciosos e pedras".

"Tanto quanto sei, ele voltou ontem de África. Encontrou-se aqui [na Rússia] com alguns funcionários. Mas o que é certo - informou-me esta manhã o chefe do comité de investigação - é que já iniciaram uma investigação preliminar sobre o sucedido", adiantou Putin.

Essa investigação "será realizada integralmente e levada até ao fim", frisou.

"Não há dúvidas sobre isso. Vamos ver o que os investigadores dizem num futuro próximo. Agora estão a ser realizadas perícias e examinações técnicas e genéticas, o que demora algum tempo".

Yevgeny Prigozhin está entre as vítimas confirmadas da queda de um avião em território russo na noite de quarta-feira. Os dez passageiros a bordo morreram.
Tópicos
PUB