Putin com Erdogan. Reunião sobre exportação de cereais ucranianos vai resultar em passo "muito importante"
O presidente turco, Tayyip Erdogan, afirmou esta segunda-feira que o corredor para a exportação de cereais ucranianos é o tema principal da sua reunião com o homólogo russo, Vladimir Putin, e garantiu que a mensagem deste no final do encontro vai ser um passo "muito importante".
"O passo mais importante para o qual todos estão a olhar hoje nas relações Turquia-Rússia é o do corredor dos cereais", declarou Erdogan lado a lado com Putin, antes de os dois se reunirem.
"Acredito que a mensagem na conferência de imprensa após o encontro será um passo muito importante, especialmente para os países em desenvolvimento em Árfica", acrescentou.
Na sequência das declarações de Erdogan, Vladimir Putin disse ao presidente turco que está "aberto a discussões" sobre o acordo de cereais, que Moscovo abandonou em julho e que Ancara tem tentado recuperar.
"Sei que tencionam levantar a questão do acordo sobre os cereais. Estamos abertos a discussões", disse o líder russo em Sochi, cidade nas margens do Mar Negro, no sul da Rússia.
Trata-se do primeiro encontro entre os dois chefes de Estado desde outubro do ano passado.
Em julho, a Rússia retirou-se do acordo que permitia o transporte de cereais ucranianos através do Mar Negro, crucial para o abastecimento alimentar mundial, alegando que as sanções ocidentais estavam a dificultar o mercado internacional dos próprios produtos agrícolas e fertilizantes.
Moscovo ameaçou atacar os navios que zarpam dos portos ucranianos no Mar Negro e intensificou os bombardeamentos contra as infraestruturas portuárias ucranianas.
c/ agências