Putin admite que defesa aérea russa estava em ação quando avião do Azerbaijão tentou aterrar
O presidente russo admitiu este sábado que a defesa aérea russa estava em ação na quarta-feira quando um avião da Azerbaijan Airlines tentou aterrar sem sucesso, acabando por despenhar-se. Vladimir Putin pediu desculpa ao líder do Azerbaijão pelo que o Kremlin considerou de "trágico incidente".
Segundo Moscovo, Vladimir Putin telefonou ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pedindo "desculpa pelo trágico incidente que ocorreu no espaço aéreo russo e mais uma vez expressando as suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas, desejando uma rápida recuperação aos feridos".
"Naquela altura, as cidades de Grozny, Mozdok e Vladikavkaz estavam a ser atacadas por veículos aéreos não tripulados ucranianos e os sistemas de defesa aérea russos repeliram esses ataques", transmitiu putin ao seu homólogo.
De acordo com a agência France Press, o presidente da Rússia não indicou, porém, se o avião foi atingido por estas defesas, adiantando apenas que "especialistas civis e militares" estão a ser interrogados.
Durante a conversa telefónica, o presidente do Azerbaijão terá dito ao homólogo russo que o avião azeri que se despenhou foi atingido por "uma interferência física externa" em espaço aéreo da Federação Russa.
"O chefe de Estado sublinhou que os múltiplos buracos na fuselagem do avião, os ferimentos sofridos pelos passageiros e tripulantes [...] bem como testemunhos das comissárias de bordo e dos passageiros sobreviventes confirmam as provas de uma interferência física externa", indicou a presidência do Azerbaijão em comunicado.
"Interferência externa"
O voo J2-8243, que se dirigia de Baku para a capital chechena, Grozny, despenhou-se na quarta-feira perto de Aktau, no Cazaquistão, depois de se ter desviado do sul da Rússia. Pelo menos 38 pessoas morreram no desastre.O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse também ter telefonado ao homólogo Ilham Aliyev para apresentar as suas condolências. Numa publicação na rede social X, exigiu ainda que a Rússia fornecesse "explicações claras".
A Azerbaijan Airlines já revelou que o avião sofreu "interferência física e técnica externa", citando os resultados preliminares da investigação ao desastre.
"Esta é uma grande tragédia que se tornou numa tremenda tristeza para o povo azerbaijanês", disse o presidente Ilham Aliyev. O país decretou um dia de luto nacional pelas vítimas.
c/ agências