O ex-presidente do Governo regional da Catalunha anunciou esta quinta-feira que o próximo candidato à presidência da Generalitat será Quim Torra, deputado do Junts per Catalunya (JxCat). A suspensão da lei de presidência pelo Tribunal Constitucional, que permitia a Carles Puigdemont ser investido à distância, levou o ex-presidente a propor um candidato alternativo para que investidura aconteça em menos de uma semana, tentando assim evitar a marcação de novas eleições regionais.
Tenim l'oportunitat de desplegar el mandat de l'#1oct i construir el país de llibertats i drets que milions de persones estan reclamant. @QuimTorraiPla, t'agreixo personalment l'esforç i el sacrifici d'assumir el càrrec en unes circumstàncies tan extremes https://t.co/fca7OvbSoE
— Carles Puigdemont 🎗 (@KRLS) 10 de maio de 2018
O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, aguarda na Alemanha a sua extradição para Espanha, onde é acusado de delitos de rebelião e peculato na organização de um referendo ilegal sobre a autodeterminação da Catalunha em 01 de outubro de 2017.