Motores de busca como o DuckDuckGo são uma das aplicações que garantem não armazenar nenhum tipo de informação sobre os seus utilizadores nem sobre o seu histórico de pesquisas.
Motores de busca como o Google ou Mozilla registam informações sobre os seus utilizadores. As companhias sabem quando um internauta faz uma pesquisa e que tipo de pesquisa faz, desde a procura de viagens, hotéis, doenças ou até receitas. Atualmente navegar na internet sem deixar qualquer tipo de rasto é praticamente impossível com os motores de busca tradicionais.
Os motores de busca alternativos, que não armazenam informações sobre os seus utilizadores, como o Swisscows, o SearX, ou o DuckDuckGo, estão a crescer cada vez mais. A DuckDuckGo é aquela que tem recebido maior atenção nas últimas semanas, devido ao aumento de downloads.
O DuckDuckGo foi criado pelo empresário Gabriel Weinberg, em 2008 e garante que não armazena qualquer tipo de informação sobre as pesquisas ou informações pessoais dos seus utilizadores e assegura que não vende o histórico de navegação aos anunciantes.
O motor de busca já conquistou a atenção de milhares de utilizadores. Em fevereiro, a aplicação chegou à sua melhor marca, com um milhão de pesquisas mensais.
Fazer uma pesquisa no DuckDuckGo é semelhante a fazê-lo com qualquer outro motor de busca. Pode ser instalado como uma extensão ou descarregando a aplicação para o telemóvel.
Citado por El País, o membro do grupo de segurança informática e defesa do Conselho Geral de Colégios Profissionais de Engenharia Informática, Rubén Maldonado Blanes, afirma que “a principal vantagem deste tipo de motores de bucas é a sua confidencialidade”.
“No Google estamos sempre a aceitar termos e condições e a entregar os nossos dados pessoais. Contudo, em aplicações como a DuckDuckGo, para poder usar o motor de busca não é necessário aceitar nenhum tipo de termos e condições”, garante Blanes.
A Google admite que guarda informações sobre os seus usuários para melhorar os seus serviços. Ao usar o motor de busca Google, as pesquisas que os utilizadores fazem, os vídeos que procuram ou os anúncios que visualizam ficam compilados nas bases de dados da empresa.
O DuckDuckGo utiliza o seu próprio rastreador para encontrar os resultados das pesquisas, mas também usa alguns dos principais motores de busca que existem na internet, como o Bing, Yahoo ou a Wikipédia.
A El País, Blanes afirma: “Nunca vamos ter o mesmo grau de afinidade que a Google tem, o DuckDuckGo é mais genérico e ainda não sabe distinguir bem os conteúdos mais relevantes”.