Primeiro-ministro indiano fala de paz com Zelensky

por Lusa
Narendra Modi tenta ajudar ao fim da guerra na Ucrânia através do diálogo Adnan Abidi - Reuters

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, é esperado em Kiev para falar de paz com o presidente ucraniano, quase dois meses depois de o ter irritado ao abraçar o líder russo, Vladimir Putin, em Moscovo.

Modi viaja para Kiev a partir de Varsóvia, onde reafirmou que a guerra entre russos e ucranianos não pode ser resolvida no campo de batalha, mas antes através do diálogo e da diplomacia.

Trata-se da primeira visita de um chefe de governo indiano à Ucrânia desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas há mais de 30 anos.

Modi é também o primeiro grande dirigente do chamado Sul Global a visitar a Ucrânia, mais de um ano e meio depois de Kiev ter tentado conquistar o apoio das potências emergentes da Ásia, África e América Latina.

A visita é encarada com agrado por aliados da Ucrânia como a Polónia, que enalteceu o papel que Nova Deli pode desempenhar num possível desanuviamento entre Kiev e Moscovo.

Modi, que nunca condenou a invasão da Ucrânia, mantém um equilíbrio delicado entre os laços historicamente fortes de Nova Deli com Moscovo e a procura de parcerias de segurança com o Ocidente face à China, a rival regional da Índia.

No final de julho, Volodymyr Zelensky qualificou o abraço em Moscovo como “um golpe devastador” para os esforços de paz, pelo que se aguarda com expectativa como vai agora saudar Modi.


PUB