Primeira morte nos protestos no Brasil

por João Vasco

Foto: Fernando Bizerra Jr/EPA

Cerca de um milhão de pessoas manifestaram-se por todo o Brasil nas últimas horas e registou-se a primeira morte na sequência dos protestos que se arrastam há vários dias. Das 80 cidades brasileiras onde houve manifestações, há registo de violência em pelo menos dez casos. Em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, uma pessoa morreu e três ficaram feridas depois de um condutor avançar sobre um grupo de manifestantes.

Em Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, uma pessoa morreu e três ficaram feridas depois de um condutor avançar sobre um grupo de manifestantes.

Em Brasília, cerca de 30 mil pessoas manifestavam-se quando uma parte dos manifestantes tentou invadir o Palácio do Itamaraty e outros atiravam pedras contra o edifício que é considerado uma das grandes obras arquitetónicas modernas. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota, já afirmou que os danos ao edifício do Itamaraty foram consideráveis.

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, cancelou uma viagem ao Japão e convocou uma reunião de emergência com vários ministros para analisar a situação no Brasil. Há especulações de que a dirigente possa fazer uma comunicação ao país nas próximas horas.

(com Sandra Henriques)
PUB