Presidente nigeriano garante que ele é mesmo ele

por Paulo Alexandre Amaral - RTP
Benoit Tessier, Reuters

“Sou mesmo eu, garanto-vos. Em breve festejarei os meus 76 anos e vou continuar forte”. Face aos rumores da sua morte e substituição por um sósia sudanês, o presidente da Nigéria viu-se agora na necessidade de desmentir as notícias que vêm circulando há meses nas redes sociais.

O presidente Muhammadu Buhari enfrentou recentemente um problema de saúde que o obrigou a ausentar-se da Nigéria durante meses para receber tratamento em Londres. Estas circunstâncias foram aproveitadas pelos rivais políticos para lançar o rumor de que teria entretanto falecido, para ser colocado no seu lugar um sósia sudanês, de nome Jubril.

Foi um boato que se espalhou pelo país, ganhando raízes à medida que se prolongava a ausência de Buhari, afastado da vida pública e da política devido ao tempo de recuperação de uma doença que não foi revelada.

A preparar a recandidatura à Presidência da Nigéria, Muhammadu Buhari aproveitou uma intervenção pública este domingo para assegurar os nigerianos da sua identidade: “Sou mesmo eu. Garanto-vos”, declarou o presidente durante uma conferência na Polónia, quando foi referido o nome de Jubril, o alegado substituto.

“Muitas pessoas esperavam que eu morresse durante a minha convalescença. Houve algumas até que falaram com o meu vice-presidente a falar de sucessão, como seus vices, na suposição de que eu teria morrido. Uma coisa que o deixou envergonhado, a ele que me visitou quando estive doente em Londres”, lamentou o presidente Buhari.

A duas semanas de celebrar 76 anos, o chefe de Estado deixou ainda uma nota de ironia: “Se me sinto assediado por alguém é pelos meus netos, que são cada vez em maior número”.

O video com estas declarações de Buhari foi colocado na sua conta oficial do Twitter.

Nele se vêem os membros que participavam na conferência a rir no momento em que lhe falam de Jubril, fazendo-lhe a pergunta sobre as alegações de “clonagem”.
Tópicos
PUB