Presidente eleito vai à Casa Branca. Biden recebe Trump na quarta-feira

por RTP
Jay Paul - Reuters

O ainda presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebe na próxima quarta-feira, na Casa Branca, em Washington, Donald Trump, que voltar a sentar-se à secretária da Sala Oval a partir de janeiro. O encontro foi este sábado confirmado pela porta-voz da Presidência, Karine Jean-Pierre.

O encontro, que está marcado para as 16h00, constituirá um primeiro momento oficial de preparação da transição para a nova Administração Trump.Recorde-se que Joe Biden prometera, na passada quinta-feira, uma transferência de poder "pacífica e ordenada" para o 47.º presidente, Donald Trump, na sequência da eleição de 5 de novembro.


Trump assumiu, na quinta-feira, estar "ansioso" pelo primeiro encontro com Biden na Casa Branca, segundo elementos da sua equipa citados pelas agências internacionais.

O vencedor da eleição dispõe de 74 dias para formar a sua segunda Administração e já fez a primeira nomeação de monta: Susie Wiles, estratega da campanha, vai ser chefe de gabinete, cargo que nunca foi desempenhado por uma mulher.
Outros nomes aventados nos últimos dias são os de Elon Musk e Robert F. Kennedy.
Apuramento ainda em curso

Donald J. Trump foi eleito o 47.º presidente dos Estados Unidos, tendo ultrapassado a fasquia de 270 votos no Colégio Eleitoral, quando ainda está em curso o escrutínio
, quatro dias após o ato eleitoral.O magnata do imobiliário ultrapassa também a adversária democrata, Kamala Harris, no voto popular, com 50,7 por cento contra 47,7.

O Partido Republicano reavê o Senado, ultrapassando os 51 eleitos, ao passo que na Câmara dos Representantes está igualmente à cabeça no apuramento, com 211 mandatos: faltam-lhe sete para a maioria.

c/ agências
Tópicos
PUB