Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Presidente do Conselho Europeu considera inaceitáveis ataques a soldados das Nações Unidas no Líbano

por João Couraceiro - Antena 1

Foto: EPA

O presidente do Conselho Europeu classifica de inaceitáveis, os ataques de Israel aos soldados das Nações Unidas, que estão em território do Líbano. Charles Michel afirma que um ataque a uma missão de manutenção de paz da ONU é uma irresponsabilidade e faz um apelo ao Exército Israelita, para que respeite em pleno o direito humanitário internacional.

Palavras do presidente do Conselho Europeu, depois de vários países terem acusado Israel de crimes de guerra, por ter atingido a força da ONU no Líbano, provocando ferimentos em dois capacetes azuis.

A última noite foi de pânico também na cidade de Beirute. Bombardeamentos israelitas fizeram cerca de 20 mortos e mais de uma centena de feridos.

Os Estados Unidos expressaram entretanto profunda preocupação com as mortes de centenas de civis libaneses nos últimos dias, incluindo crianças e profissionais de saúde.

Numa reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o embaixador norte-americano ressalva que Israel tem o direito de se proteger dos ataques do Hezbolah, mas desafia Tel Avive a minimizar os danos aos civis.
PUB