O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebe esta sexta-feira na cidade da Beira, no centro do país, o homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.
A ocasião servirá para "manter conversações oficiais e analisar a cooperação bilateral", referiu a nota da presidência moçambicana.
Em junho passado, Nyusi visitou Harare, com o conflito de Cabo Delgado na agenda no âmbito do apoio militar dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Além disso, os dois países exprimiram na altura o desejo de procurar reativar as reuniões das comissões mistas de análise dos temas de interesse comum.
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada, desde 2017, por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
O conflito já causou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.
Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda, a que se juntou depois a SADC, permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes.