Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Presidente de Cabo Verde visita Guiné Equatorial antes da cimeira da CPLP

por Lusa

O chefe de Estado cabo-verdiano, presidente em exercício da CPLP, disse hoje que vai realizar uma visita oficial à Guiné Equatorial antes da cimeira da comunidade lusófona, prevista para julho de 2021, em Luanda.

"Eu posso dizer que estou em `dívida` com o Presidente de Cabo Verde de retribuir uma visita de Estado à Guiné Equatorial -- o Presidente Obiang esteve em Cabo Verde -- eu irei tentar fazer essa visita ainda antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo em Luanda", anunciou Jorge Carlos Fonseca.

O chefe de Estado cabo-verdiano falava à imprensa, na cidade da Praia, após uma reunião de balanço com o Governo sobre a presidência cabo-verdiana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assumida há dois anos pelo país e prorrogada até 2021 devido à covid-19.

Jorge Carlos Fonseca afirmou que essa sua possível deslocação à Guiné Equatorial, também enquanto presidente em exercício da CPLP, será uma oportunidade para discutir com as autoridades equato-guineenses a evolução dos compromissos de adesão assumidos por aquele país.

Entre esses compromissos está a abolição da pena de morte e a promoção do português, previstas no chamado roteiro de adesão da Guiné Equatorial à CPLP, que aconteceu na cimeira de Díli em 2014.

Apesar de, desde então, terem imposto uma moratória sobre a pena capital, as autoridades equato-guineenses ainda não proibiram formalmente esta condenação.

Em março, o secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, disse que o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, lhe assegurou que o projeto de revisão do Código Penal, com abolição da pena de morte, estava pronto para ir ao parlamento.

A CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Cabo Verde assumiu em julho de 2018 a presidência rotativa da CPLP, na Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal.

Tópicos
PUB