Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Presidente de Angola dedica Prémio José Aparecido de Oliveira aos povos da CPLP

por Lusa

O Presidente angolano, João Lourenço, dedicou o Prémio José Aparecido de Oliveira, com que foi hoje galardoado na cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aos povos da organização.

"Dedico este prémio a todos os nossos povos, pois é por eles que temos vindo a construir juntos uma Comunidade cada vez mais sólida e abrangente, inclusiva e determinada a ultrapassar as contingências de um mundo complexo e com grandes desafios a superar", disse João Lourenço.

O prémio, de cariz bienal, foi instituído em 2011, promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, homenageando as personalidades e instituições que se distingam nas áreas de defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação.

O nome de João Lourenço foi proposto pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e os Observadores Consultivos da CPLP.

Na intervenção de agradecimento pela distinção, João Lourenço anunciou que o montante pecuniário associado será doado à Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (JUCARENTE), uma instituição de solidariedade social angolana que atua nos municípios de Cacuaco, Belas e Quissama.

Trata-se de uma organização que "muito tem feito em prol de causas sociais respeitáveis", salientou João Lourenço.

O Presidente angolano destacou o simbolismo do prémio por "eternizar a memória do embaixador José Aparecido de Oliveira", cujo exemplo relevou.

"Este prémio reforça a nossa responsabilidade perante a organização, sobretudo no que diz respeito à necessidade de continuarmos a trabalhar para garantir a paz, a segurança, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos no mundo" acrescentou.

José Aparecido de Oliveira, ex-embaixador do Brasil em Lisboa, está ligado à criação da CPLP, através do empenho que dedicou ao projeto na década de 1990.

A CPLP, criada em 1996, na cimeira de Lisboa, e que integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, realiza hoje a XIV conferência de chefes de Estado e de Governo, em São Tomé e Príncipe, sob o lema "Juventude e Sustentabilidade".

Tópicos
PUB