O Prémio Nobel da Medicina distingue este ano o cientista sueco Svante Pääbo pelas suas descobertas sobre a evolução humana. O vencedor foi esta segunda-feira anunciado pelo secretário-geral do Comité Nobel, Thomas Perlmann, em Estocolmo, na Suécia.
BREAKING NEWS:
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 3, 2022
The 2022 #NobelPrize in Physiology or Medicine has been awarded to Svante Pääbo “for his discoveries concerning the genomes of extinct hominins and human evolution.” pic.twitter.com/fGFYYnCO6J
"Também fez a descoberta sensacional de um hominídeo anteriormente desconhecido, Denisova", explica em comunicado o Comité.
De acordo com o Instituto Karolinska, "Pääbo também descobriu que a transferência de genes ocorreu desses hominídeos agora extintos para o Homo sapiens após a migração para fora da África há cerca de 70 mil anos".
"Esse antigo fluxo de genes para os humanos atuais tem relevância fisiológica hoje, por exemplo, afetando a forma como o nosso sistema imunitário reage a infeções".
A investigação do especialista sueco "deu origem a uma disciplina científica inteiramente nova: a paleogenómia".
"Ao revelar diferenças genéticas que distinguem todos os humanos vivos de hominídeos extintos, as descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos".