Praga de gafanhotos devora pastagens e ameaça segurança alimentar no leste de África
As regiões do leste de África estão a ser invadidas por pragas de gafanhotos do deserto e a ameaçar a segurança alimentar das populações. A ONU pediu ajuda internacional para combater estes enxames que têm destruído hectares de pastagens e campos agrícolas.
"A situação atingiu proporções internacionais que ameaçam a segurança alimentar de toda a sub-região. A FAO está a ativar mecanismos que permitirão avançar rapidamente para apoiar os governos na criação de uma campanha para lidar com esta crise", disse o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu.
Um gafanhoto devora diariamente o seu próprio peso em comida: dois gramas. Segundo a FAO em apenas um dia, um enxame do tamanho de Paris poderia comer a mesma quantidade de comida que metade da população da França.
As autoridades locais "já começaram a aplicar medidas de controlo, mas em virtude da urgência da ameaça é preciso um apoio financeiro adicional da comunidade internacional de doadores para que tenham acesso às ferramentas e recursos necessários para a tarefa".
A Etiópia e a Somália não enfrentavam uma infestação desta escala há cerca de 25 anos, mas a praga está a começar a atingir também o centro do país. Agora, o Sudão do Sul e o Uganda também estão em risco, caso a população de gafanhotos continue a crescer.
"A velocidade de propagação das pragas e o tamanho das infestações estão tão muito além da norma", por isso, a "FAO está pronta para recorrer à sua experiência e facilitar uma resposta regional coordenada".