O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, felicitou hoje José Ramos-Horta pela eleição para a Presidência de Timor-Leste, que classificou como "brilhante vitória".
"Ao tomar conhecimento da brilhante vitória de vossa excelência neste pleito eleitoral para o exercício da mais alta magistratura da nação timorense, venho associar-me a este tão importante acontecimento e desejar-lhe as maiores felicidades", escreveu Carlos Vila Nova numa mensagem divulgada na rede social Facebook.
José Ramos-Horta venceu a segunda volta das eleições presidenciais em Timor-Leste, realizadas terça-feira, com 62,09% dos votos, derrotando o atual chefe de Estado timorense, Francisco Guterres Lú-Olo, segundo resultados finais provisórios.
Na sua mensagem, o Presidente são-tomense salienta "estar certo" que os dois irão em conjunto trabalhar "para o estreitamento e melhoria" das relações de cooperação bilaterais.
José Ramos-Horta irá tomar posse, pela segunda vez, a 20 de maio, data em que Timor-Leste celebra 20 anos da restauração da independência.
O Presidente eleito foi porta-voz da resistência timorense durante a ocupação indonésia e em 1996 recebeu o Prémio Nobel da Paz em conjunto com o bispo timorense Ximenes Belo.
Depois da independência, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e Presidente de Timor-Leste.