O Presidente chinês, Xi Jinping, partiu hoje para o Peru para participar na cimeira do fórum de Cooperação Económica Ásia - Pacífico (APEC), embora antes faça uma visita às Canárias, onde tem previsto fazer escala.
No Peru, Xi vai participar na cimeira da APEC, que representa mais de um terço da população mundial, quase 54% do produto interno bruto (PIB) mundial e 44% do comércio mundial.
À margem da cimeira, Xi poderá encontrar-se com o Presidente cessante dos Estados Unidos, Joe Biden, e com os primeiros-ministros do Japão e da Coreia do Sul.
Realiza também uma visita de Estado ao Peru, durante a qual vai assinar o protocolo para otimizar o Acordo de Comércio Livre com este país.
Depois da APEC, Xi parte para o Rio de Janeiro para participar na 19.ª Cimeira de Líderes do G20, de 17 a 21 deste mês, e efetuar uma visita de Estado ao Brasil.
A imprensa chinesa referiu esta semana que a digressão demonstra "a procura de solidariedade da China com o Sul Global" e "as certezas" e estabilidade que Pequim proporciona numa altura em que "o mundo enfrenta desafios complexos, incluindo conflitos geopolíticos, crises económicas e incertezas".