O presidente da República considerou esta quarta-feira que Portugal "tem obviamente muito peso" no Parlamento Europeu através dos seus eurodeputados. "A presidente do Parlamento falou nisso claramente", disse Marcelo Rebelo de Sousa, à margem do hemiciclo em Estrasburgo no qual discursou sobre aos desafios da Europa.
Questionado sobre a possibilidade de algum político português, nomeadamente António Costa, entrar nas eleições europeias já em 2024, o presidente considerou a questão prematura, mas disse acreditar que a mesma "atravessa o pensamento de várias pessoas que estão aqui no Parlamento Europeu".
Marcelo acredita que tal vai depender de se na sequência das eleições europeias "se altera muito ou não a composição do Parlamento e se é aconselhável manter ou não lideranças atuais ou fazer a mudança".
O presidente foi também questionado acerca do diploma dos concursos dos professores, acerca do qual disse que "gostaria que fosse mais longo o período de vinculação, não um mas dois ou três anos", mas que "isso acabou por não ser possível".