População chinesa atingirá 1,5 mil milhões em 2046

por Agência LUSA

A população da China vai atingir 1,5 mil milhões de habitantes dentro de 20 anos, com a maioria dos nascimentos até 2046 a ser do sexo masculino, noticia hoje a imprensa oficial chinesa, citando um relatório do governo.

A China, é o país mais populoso do mundo, registou 7,68 milhões de nascimentos no ano passado e tem agora 1,307 mil milhões de habitantes, segundo estatísticas do governo publicadas pelo jornal oficial chinês China Daily.

O relatório governamental foi produzido por 300 académicos chineses, diz o jornal, que adianta que o estudo conclui que a adopção da política do filho único desde 1979 evitou o nascimento de 400 milhões de pessoas, mas resultou num desequilíbrio entre o número de nascimentos de rapazes e raparigas, particularmente nas zonas rurais.

Apesar da proibição dos testes pré-natais para conhecer o sexo do feto, muitas pessoas fazem-no clandestinamente e abortam quando o resultado aponta um feto do sexo feminino.

O relatório adianta, segundo o "China Daily," que existe na China uma relação de 119 meninos para cada 100 meninas nascidas, uma media muito superior à média mundial de entre 103 e 107 meninos para cada 100 meninas.

A política do filho único sofreu reformas em 2002, para permitir que as 56 minorias étnicas chinesas possam ter até três filhos e que os camponeses possam ter um segundo filho, caso o primeiro seja rapariga.

PUB