Durante o fim-de-semana a polícia romena apreendeu uma frota de carros de luxo e perto de quatro milhões de dólares, nas propriedades do polémico "influencer" das redes sociais, Andrew Tate. O ex-atleta de kickboxing e o irmão são investigados por alegado tráfico humano e agressão sexual.
Entre os 29 bens confiscados, encontram-se veículos e relógios de luxo e cerca de 18 milhões de leus, equivalentes a perto de quatro milhões de dólares.
A apreensão decorreu nas propriedades de Andrew Tate em território romeno, confirmou a Agência de Recuperação e Gestão de Ativos da Roménia (ANABI) em comunicado, no sábado.
A agência criminal da Roménia vasculhou as propriedades nas regiões de Bucareste, Ilfov e Prahova como parte das investigações sobre acusações contra o cidadão britânico-americano de 36 anos relacionadas ao tráfico humano e agressões sexuais.
As investigações saíram de Bucareste e alargaram-se até uma propriedade localizada nas montanhas dos Cárpatos, na cidade de Comarnic, que o controverso comunicador adquiriu e renovou, batizando-a de Villa Tate.
Trandafir Beldica, que trabalhou na instalação eléctrica descreveu a villa como tendo "todas as comodidades que se pode imaginar".
Apreensão de carros de luxo numa das propriedades de Andrew Tate | Inquam Photos/Octav Ganea via Reuters
Durante a investigação houve a confirmação de que seis mulheres foram identificadas como possíveis vítimas. Mas na semana passada, duas das mulheres negaram publicamente qualquer abuso por parte dos irmãos Tate.
Tate é conhecido pelo discursos misóginos que se tornaram virais nas redes sociais. O polémico influencer defende abertamente a violência contra as mulheres, o domínio masculino, a submissão feminina e a riqueza.
Mihaela Dragus, porta-voz da Agência Nacional Antitráfico da Roménia, diz que o caso já está a enviar uma forte mensagem tanto para os traficantes quanto para as vítimas.
“O fato de a justiça ter decidido manter os irmãos sob custódia, mesmo na fase preliminar do [caso], envia uma mensagem muito importante”, sublinhou.
"A Roménia tem um problema sério com o tráfico e acho que as autoridades romenas entenderam que isso precisa ser resolvido", explicou Dragus .
Laura Stefan, especialista jurídica observa que as coisas estão a mudar: “este processo significa que para além de se investigar um punhado de figurões, também se trabalha com as vítimas e fornecer-lhes apoio”.
Laura Stefan, especialista jurídica observa que as coisas estão a mudar: “este processo significa que para além de se investigar um punhado de figurões, também se trabalha com as vítimas e fornecer-lhes apoio”.
Tópicos
Polícia
,
Romenia
,
Apreensão
,
Carros de luxo
,
Influencer
,
Acusações
,
Tráfico humano
,
Agressão sexual
,
Misógino