Polícia moçambicana apreende 356 quilos de droga em Nampula

por Lusa
Ricardo Bordalo - EPA

A Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu 356 quilos de droga na província de Nampula, norte do país, disse hoje à Lusa fonte da corporação.

A droga foi apreendida na madrugada de quarta-feira e estava escondida em diferentes embarcações que acabavam de atracar na praia de Naherenque, em Nacala Porto, disse Zacarias Nacute, porta-voz da PRM na província de Nampula.

"A apreensão foi graças a um trabalho conjunto entre a PRM e o Serviço de Investigação Criminal", disse a mesma fonte, acrescentando que a droga está a ser examinada por peritos, mas as autoridades suspeitam que se trate de crack, heroína e metanfetamina.

Os donos das embarcações, que já estavam a descarregar a mercadoria para um carro quando foram surpreendidos pela polícia, fugiram pelo mar ao notarem a presença das autoridades.

"Neste momento, decorrem patrulhamento na área costeira com vista à localização dos foragidos", acrescentou a fonte.

Moçambique é apontado por várias organizações internacionais como um corredor para o tráfico internacional de estupefacientes.

De acordo com a UNODC, as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos anos, empurrando os traficantes para sul, em direção à costa moçambicana, "em busca de novas rotas e novos mercados".

Ainda segundo dados divulgados pelas Nações Unidas, as autoridades moçambicanas identificaram, em dois anos, cerca de meia centena de vítimas de tráfico de pessoas, a maioria para trabalhos forçados.

Tópicos
PUB