A polícia nicaraguense forçou durante a madrugada de hoje a entrada no Palácio Episcopal da Diocese de Matagalpa, no norte da Nicarágua, e deteve o bispo Rolando Álvarez e sete dos seus colaboradores, que ali se encontravam escondidos desde 04 de agosto.
"Urgente! A Polícia Nacional acabou de entrar na Curia Episcopal da nossa Diocese de Matagalpa", escreveu aquela sede eclesiástica nas suas redes sociais. Rolando Álvarez, de 55 anos, bispo da Diocese de Matagalpa e administrador apostólico da Diocese de Estelí, é acusado pela polícia nicaraguense de tentar "organizar grupos violentos", alegadamente "com o propósito de desestabilizar o Estado da Nicarágua e atacar as autoridades constitucionais".
A polícia nicaraguense não apresentou até agora provas das acusações contra o bispo.
O assalto policial ocorreu pelas 03h00 da manhã, hora local, e marcou o fim de duas semanas de cerco à Diocese e de detenção domiciliária arbitrária do bispo.
Rolando Álvarez e os restantes colaboradores - um leigo do pessoal diocesano, dois seminaristas, um diácono e quatro padres - terão sido levados para Manágua e encontram-se em parte incerta.
A polícia afirma que o bispo está sob prisáo domiciliária e que os outros terão sido detidos na prisão de El Chipote. Para trás ficou o monsenhor Oscar Escoto, como "autoridade eclesiástica".
Press release from Ortega's police:
— Kevin O'Higgins, S.J. 🕊️ 🇺🇦 🇳🇮 (@kevohsj) August 19, 2022
- Bishop Álvarez taken to Managua & under house arrest
- visited by Cardinal Brenes
- others also taken to Managua (to notorious El Chipote prison), except Mons. Oscar Escoto (police left him in Matagalpa as the "ecclesial authority") pic.twitter.com/aLMmAk9dzv
O porta-voz, Farhan Haq, mencionou especificamente "o assalto à residência do Bispo Álvarez em Matagalpa".
Spokesperson for U.N. Secretary General António Guterres:
— Kevin O'Higgins, S.J. 🕊️ 🇺🇦 🇳🇮 (@kevohsj) August 19, 2022
- expresses concern re. closing of democratic spaces & actions against civic society organisations in Nicaragua, including those of Catholic Church
- concerns heightened by raid on residence of Bishop Álvarez in Matagalpa pic.twitter.com/CexxMhSivP
Turn the volume up to hear the roar after the “la Diocesis de Matagalpa,” absent only physically #Nicaragua https://t.co/89WL9AF6hi
— Rhina Guidos (@CNS_Rhina) August 13, 2022
Destas eleições saiu pela quarta vez consecutiva vitorioso Daniel Ortega, depois de mandar prender vários pré-candidatos da oposição à corrida presidencial.
“Saí e já havia um grupo de fiéis que estavam a fazer a adoração ao Senhor. [A polícia] estava a revista-los, pedia a carteira de identidade, mas não os deixavam entrar [na cúria]; e quando saí já havia um grupo de fiéis a cantar ao Senhor, então mandei trazer Jesus Sacramentado para que pudéssemos rezar aqui, para abençoar os fiéis”, explicou monsenhor Rolando Álvarez.