Rabat, 25 nov (Lusa) - O Partido islamita Justiça e Desenvolvimento (PJD), o grande favorito nas eleições marroquinas, lidera a contagem de votos, segundo indicações do próprio partido reveladas pela agência Efe.
"Estamos a receber os resultados e apesar de ainda serem escassos, creio que seremos a primeira força a nível nacional porque em todas as principais cidades vamos muito à frente", explicou Abdesamad Sekkal, responsável pela operação estatística do partido.
Abdesamad Sekkal acrescentou que "ainda que os resultados sejam parciais, estes já mostram que o partido melhorou relativamente ao último ato eleitoral" de 2007 quando conseguiu 46 lugares num parlamento de 325 elementos, enquanto agora a Câmara Baixa passa a ter 395 deputados.
Por outro lado, disse, ainda esperam os resultados dos círculos eleitorais das zonas rurais, mas garantiu que o PJD "lidera a maioria dos círculos quando já possui dados de 30 das 92 assembleias de voto".
Os membros do partido continuam na sede em ambiente festivo e à espera dos resultados que são divulgados internamente.
Segundo dados oficiais, 45 por cento dos eleitores marroquinos participaram no ato eleitoral, mas os resultados finais só serão conhecidos durante o dia de sábado.