Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Petrolífera australiana investe no mar de Timor

por Lusa
Petrolífera australiana está empenhada em rentabilizar o mar de Timor D.R. - Twitter

A petrolífera australiana Santos anunciou que vai investir 235 milhões de dólares (191,4 milhões de euros) para perfurações adicionais nos campos de Bayu-Undan no mar de Timor.

"Estamos muito satisfeitos por podermos aproveitar uma oportunidade que não estava em cima da mesa há 12 meses, o que irá otimizar a recuperação de campo, alargar a produção e oferecer um valor significativo tanto à Joint Venture Bayu-Undan como ao povo de Timor-Leste", disse o diretor executivo da Santos, Kevin Gallagher, citado num comunicado da empresa.

A Fase 3C envolve três poços de produção (duas plataformas e um submarino), permitindo desenvolver reservas adicionais, prolongando a vida útil do campo de Bayu-Undan, bem como a produção a partir das instalações "offshore" e da unidade de gás natural liquefeito (GNL) de Darwin, indicou a Santos.

A empresa adiantou que os poços vão ser perfurados, usando a plataforma Noble Tom Prosser, com o primeiro poço previsto para o segundo trimestre de 2021, e a produção a arrancar no terceiro trimestre do ano.

"Este programa de perfuração adiciona mais de 20 milhões de barris equivalentes de petróleo de reservas brutas e produção a um baixo custo de fornecimento e prolonga a vida útil do Bayu-Undan, reduzindo o período em que o GNL de Darwin está 'offline' antes do projeto Barossa arrancar", disse.

PUB