As novas tendências de pesquisa divulgadas pela Google mostram que o interesse de pesquisa em Inteligência Artificial (IA) atingiu um máximo histórico este ano em Portugal.
As perguntas mais populares incluem "como funciona a inteligência artificial" (+7.580% desde o ano passado), "o que é inteligência artificial" (+2.620%) e "onde a inteligência artificial é usada?" (+270%).
Também pesquisas por "quando surgiu a inteligência artificial" se revelaram populares, aumentando mais de 5.000 por cento desde o ano passado.
Foto: Unsplach
A Google, que lançou o Bard, o seu serviço de IA conversacional, em toda a Europa e em português em julho, vê a IA como tendo um enorme potencial para ajudar pessoas, empresas e comunidades. Desta forma a empresa de tecnologia multinacional americana está comprometida numa abordagem responsável à IA, o que inclui defender uma regulamentação responsável, trabalhar em parceria com terceiros para ter uma IA correta e priorizar o propósito da tecnologia para o bem público.
O interesse da pesquisa em IA atingiu um máximo histórico em 2023 em Portugal, tendo aumentado 290% por cento desde o ano passado e mais de 500% nos últimos 5 anos.
Para além de recorrerem à Pesquisa Google para compreender melhor esta temática, as pessoas em Portugal começaram a pesquisar pela utilização da IA para aumentar a sua produtividade, dar asas à imaginação e desenvolver as carreiras profissionais.
O interesse da pesquisa por IA em relação à elaboração de currículos aumentou 490 por cento este ano, enquanto que as pesquisas por IA em relação a cursos e engenheiria aumentaram 250 por cento.
Matt Brittin, Presidente da Google Europe, the Middle East and Africa, vê este crescimento na procura com muita satisfação: "É óptimo ver as pessoas em Portugal a demonstrar um interesse tão grande na tecnologia transformacional que é a IA. As pessoas por toda a Europa já utilizam e beneficiam, diariamente, das ferramentas baseadas em IA desenvolvidas de forma responsável - mas a velocidade do avanço tecnológico continua a acelerar e, embora seja estimulante ver estes avanços, é importante que acertemos. Estamos empenhados em trabalhar com ousadia, responsabilidade e em conjunto com a Europa para maximizar o potencial da IA, minimizando ao mesmo tempo o seu abuso".
"Inteligencia Artificial. Arranja-me uma carreira de sucesso" - pedem cibernautas portugueses
As tendências, agora divulgadas, mostram também que as pessoas em Portugal estão cada vez mais interessadas em desenvolver as suas carreiras e em aprender novas competências.
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Os cibernautas portugueses também recorrem ao Google em busca de recursos para desenvolver as suas carreiras profissionais. As pesquisas por "como abrir um negócio online" aumentaram mais de 5.000 por cento no ano passado – enquanto que as pesquisas por "como abrir uma loja online" mais que duplicaram nos últimos cinco anos.
As principais questões sobre IA em Portugal, este ano, até agora incluem “como funciona a inteligência artificial?”, “o que é inteligência artificial?” e “como a inteligência artificial é usada?”.
As pessoas em Portugal também procuram obter novas certificações, especialmente em competências digitais - com pesquisas por certificações em UX Design (+320%), marketing digital (+250%), e-commerce (+120%) e análise de dados (+ 70%), tendo todas estas pesquisas aumentado significativamente ao longo dos últimos cinco anos. Este ano, os cursos mais populares nas pesquisas referem-se a "curso de programação", “curso de IA” e "curso de informática".
A própria Google oferece formação em competências digitais e formou mais de 12 milhões de pessoas em toda a Europa, incluindo mais de 150 mil pessoas em Portugal, através do seu programa Grow with Google desde 2015.
Os Certificados Profissionais da Google também oferecem uma oportunidade única para quem procura emprego para se qualificar, sem a necessidade de um diploma universitário ou de uma experiência anterior; e oferece várias certificações incluindo Análise de Dados, Design da Experiência do Utilizador e Marketing Digital.
As pessoas em Portugal também se preocupam em proteger a sua cibersegurança e em combater a desinformação.
As tendências divulgadas pela multinacional mostram também que as pessoas em Portugal continuam preocupadas em garantir a sua cibersegurança. As pesquisas por "phishing por SMS" (+1.250%), “phishing de voz” (+1.160%) e “violação de dados” (+230%) aumentaram significativamente nos últimos cinco anos.
Procuras que estão a levar muitos dos utilizadores nacionais a tomar medidas ativas para a sua cibersegurança, com o interesse de pesquisa em "definições de privacidade" a aumentar mais de 5.000 só este ano, revela o estudo da Google.
As pesquisas por "gestor de palavras-passe" – uma ferramenta da Google que facilita o uso de uma palavra-passe forte e exclusiva para todas as contas online do utilizador –aumentaram 130 por cento em cinco anos.
Cibernautas portugueses procuram saber mais sobre ter uma informação clara, real e séria
O interesse de pesquisa por desinformação também aumentou. Portugal é o país da União Europeia que mais pesquisou por notícias falsas em 2023.
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O interesse de pesquisa sobre desinformação e notícias falsas aumentou 620 e 300 por cento, respetivamente, nos últimos cinco anos. As tendências de pesquisa sobre desinformação incluem "como as notícias falsas afetam as nossas vidas", "o que é desinformação" e "como lidar com a desinformação".O interesse da pesquisa em IA em relação à elaboração de currículos cresceu mais de 490% - enquanto as pesquisas por “IA para editar vídeos”, “IA para programação”, “IA para criar um logotipo” e "inteligência artificial para escrever textos" aumentaram mais de 5000% em 2023, até agora. As pessoas em Portugal também estão a recorrer à IA do Google para desenvolver as suas carreiras profissionais, aprender novas competências e proteger a sua cibersegurança.
A Google está a usar a IA para enfrentar os desafios de segurança e da desinformação. O Gmail bloqueia automaticamente 99,9% de malware, phishing e spam e protege mais de 1,5 mil milhões de contas utilizando a IA - enquanto que através do Google News Initiative, os engenheiros trabalham diretamente com os verificadores de fatos e editores de media para usar ferramentas baseadas em IA para identificar e combater a desinformação.
Entretanto, a Jigsaw, uma equipa da Google que desenvolve tecnologia para combater os danos online, estabeleceu uma parceria com especialistas e académicos locais para criarem abordagens que combatam diretamente a desinformação e que ajudem as pessoas a identificar e a recusá-la mais facilmente.
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