José Serra, 62 anos, foi eleito hoje prefeito (presidente da câmara municipal) de São Paulo, a maior cidade do Brasil, que era dirigida pelo Partido dos Trabalhadores do presidente Lula da Silva.
José Serra, economista e dirigente do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), que foi derrotado por Lula durante as eleições presidenciais brasileiras de 2002 é filho de uma família de modestos emigrantes italianos.
Começou a sua vida pública como dirigente estudantil quando tinha 20 anos, ao ser nomeado presidente da União Nacional dos Estudantes poucos dias antes do golpe militar de 1964 no Brasil.
José Serra esteve exilado no Chile, onde concluiu os seus estudos em economia, e casou com uma bailarina do Ballet Nacional do Chile .
Ainda durante o exílio, José Serra viveu nos Estados Unidos onde concluiu um doutoramento na Universidade de Cornell e regressou ao Brasil para se dedicar à política, quando da abertura feita pelos militares em 1985.
O seu primeiro cargo foi em 1986, quando foi eleito deputado federal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
José Serra funda dois anos mais tarde com o seu amigo Fernando Henrique Cardoso o PSDB, de que é membro desde essa altura.
O dirigente do PSDB candidatou-se à prefeitura de São Paulo em 1988 e mais tarde em 1996, mas foi sempre derrotado.
José Serra foi deputado federal, senador, ministro do Planeamento no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995/1998) e mais tarde, no segundo governo também de Fernando Henrique Cardoso (1999/2002), foi ministro da Saúde, cargo que abandonou na recta final para se candidatar à presidência da República do Brasil.
José Serra que hoje foi eleito prefeito de São Paulo, a maior cidade da América do Sul, com mais de 12 milhões de habitantes, derrotou a actual presidente da câmara municipal Marta Suplicy, do Partido dos Trabalhadores (PT) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A sua vitória é considerada como uma grande derrota, não só do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que veio publicamente pedir votos para Marta Suplicy, mas também do próprio Partido dos Trabalhadores, que não conseguiu manter a prefeitura de São Paulo nas mãos do partido do governo.
José Serra é considerado, pelos seus amigos, como um grande administrador com uma grande capacidade de trabalho e de organização.