
O forte sismo que atingiu quarta-feira à noite o Peru provocou pelo menos 72 mortos e 680 feridos, segundo um novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.
Um balanço anterior dava conta de 29 mortos.
O comandante dos bombeiros peruanos, Carlos Cordova, indicou que muitas vítimas foram descobertas sob escombros de casas em Ica e Pisco, 300 quilómetros a sul de Lima.
O balanço do sismo poderá ser mais grave, admitiu Cordova.
Lima e a faixa costeira do Peru foram abaladas quarta-feira à noite por um forte sismo com uma magnitude de 7,7 na escala aberta de Richter.
O instituto de geofísica norte-americano (USGS) indicou que o abalo aconteceu às 18:41 locais (00:41 de hoje em Lisboa).
Segundo o instituto sismológico peruano, o epicentro do sismo situou-se 169 quilómetros a sudoeste de Lima e a uma profundidade de 47 quilómetros.
Um alerta de tsunami, lançado após o sismo, foi levantado algumas horas mais tarde para o conjunto dos países da América Latina, com costa no Pacifico.
O centro de alerta para os tsunamis no Pacifico advertiu que um tsunami potencialmente destruidor foi gerado pelo sismo.
Este alerta provocou a evacuação de vários portos colombianos e de um distrito costeiro a oeste de Lima.