Pegasus. Pedro Sánchez e ministra espanhola da Defesa foram escutados

por Antena 1

Reuters

O Governo espanhol revelou esta segunda-feira que os telemóveis do presidente Pedro Sánchez e da ministra da Defesa, Margarita Robles, também foram infetados com o sistema Pegasus, o software de espionagem israelita.

As escutas foram realizadas em maio de 2021 e junho de 2021. Os dados foram já remetidos à justiça, para que tudo possa ser investigado.

Até há poucos dias, o escândalo de espionagem com o sistema Pegasus envolvia escutas a 65 pessoas relacionadas com a causa independentista catalã. Líderes da Generalitat, deputados do Parlamento Europeu, de Espanha e da Catalunha, jornalistas, ativistas e advogados teriam sido vítimas do sistema, mas alegadamente a mando do Estado espanhol, uma vez que só os governos detêm este programa israelita. As informações foram divulgadas em conferência de imprensa pelo ministro da Presidência, Félix Bolaños.

Com as escutas agora denunciadas aos telemóveis do presidente do Governo espanhol e da ministra da Defesa sobressai a dúvida: que entidade ou governo estrangeiro poderão ter dado esta ordem e com que interesse?

Até que tudo seja apurado, os telemóveis de todos os membros do Governo espanhol vão ser escrutinados.


PUB