Reportagem

Passagem pelo Porto. Macron cumpre segundo e último dia da visita de Estado a Portugal

por Andreia Martins, Carlos Santos Neves - RTP

Esta sexta-feira é o segundo e último dia da visita do presidente de França a Portugal. Emmanuel Macron assina vários acordos com o Governo português no Porto. Participa também num encontro com empresas franco-portuguesas. Acompanhamos aqui, ao minuto, o trajeto do chefe de Estado francês.

José Coelho - Lusa

Mais atualizações Voltar ao topo
Momento-Chave
por RTP

Macron afirma que a Europa terá de responder aos EUA caso apliquem taxas alfandegárias

Na conferência de imprensa ao lado do primeiro-ministro português, o presidente francês vincou que a Europa terá de responder a eventuais taxas alfandegárias aplicadas pelos Estados Unidos. "Não pode ser fraca", afirmou.

"Se no início de abril, como foi anunciado, forem impostas tarifas aos produtos europeus, os europeus terão de responder, não temos de ser fracos face a estas medidas", disse a partir do Porto.

Em respopsta às questões dos jornalistas, Emmanuel Macron afirmou que as taxas alfandegárias aos produtos europeus que poderão ser implementadas em breve são más "para todos" porque "são inflacionistas".

(com Lusa)
PUB
Momento-Chave
por RTP

Macron interage com populares antes de almoço privado com Montenegro

Dezenas de pessoas estão concentradas junto ao restaurante onde o presidente francês e o primeiro-ministro vão almoçar esta sexta-feira. Turistas e portuenses aguardam para cumprimentar o chefe de Estado francês.

O momento não estava previsto na agenda que já começou com pelo menos uma hora de atraso.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Macron diz que relação entre Portugal e França ajuda a fortalecer a Europa

Na conferência de imprensa, o presidente francês agradeceu a hospitalidade da cidade do Porto e salientou a importância do tratado assinado esta sexta-feira. com o reforço bilateral em muitos domínios.

Emmanuel Macron assinalou que o reforço da ligação entre Portugal e França também se irá refletir no resto do continente. "Todos os assuntos que hoje abordámos estão no centro da nossa relação bilateral, mas são também para tornar a Europa mais forte", afirmou. Para além da energia e da economia, o presidente francês elogiou o "empreendedorismo vibrante" em Portugal ao nível tecnológico, um ponto relevante perante a "batalha geopolítica" em curso a nível da inteligência artificial.
PUB
Momento-Chave
por RTP

"França é um dos principais parceiros comerciais de Portugal", sublinha Montenegro

O presidente francês e o primeiro-ministro português dão a esta hora uma conferência de imprensa conjunta após a assinatura de vários acordos bilaterais. Luís Montenegro destacou, na declaração inicial, a assinatura do tratado de amizade e cooperação entre Portugal e França.

O primeiro-ministro português sublinhou três grandes prioridades estratégicas na relação bilateral, desde logo a economia, com reforço do comércio e o investimento, assinalando que França é um dos principais parceiros comerciais de Portugal.

Destacou, neste ponto, a área da Defesa, a que "ambos os Governos" estão a dedicar "muita atenção".

A segunda área de grande relevância é a da Energia, sobretudo pela "iniciativa conjunta para podermos materializar no terreno as interligações elétricas entre a Península Ibérica e a França".

Por fim, outra das áreas prioritárias é a do ensino da lingua portuguesa em França e da língua francesa em Portugal.

Luís Montenegro lembrou ainda a importância da aposta francesa no campo da Inteligência Artificial. Afirmou que tem mantido conversações com o presidente francês sobre o tema.

O primeiro-ministro abordou ainda aquele que foi um dos temas fortes do primeiro dia de visita de Macron: a guerra na Ucrânia. Montenegro congratulou de novo o presidente francês pelo papel que tem assumido nas últimas semanas ao afirmar o posicionamento europeu em defesa de Kiev.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Macron elogia laços de longa data com Portugal

Foto: Paulo Novais - Lusa

Emmanuel Macron foi recebido ao início da tarde desta sexta-feira na Câmara do Porto, última escala da visita de Estado a Portugal. O presidente francês lembrou que grande parte dos luso-descendentes é da região norte.

Macron elogia os laços de longa data entre Portugal e França.

Durante a tarde, o presidente francês participa num encontro com 300 empresas franco-portuguesas, no Palácio da Bolsa.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Macron e Montenegro assinam acordos bilaterais

O presidente francês e o primeiro-ministro assinam neste momento vários acordos bilaterais, incluindo um acordo de amizade, um acordo de cooperação franco-portuguesa e uma carta de intenções no domínio do armamento.

A assinatura decorre na Sala D. Maria I, na Câmara do Porto.
PUB
por RTP

Rui Moreira dá as boas-vindas ao presidente francês e entrega chaves da cidade

O presidente da Câmara do Porto recebeu Emmanuel Macron nos Paços do Concelho, onde irá entregar ao chefe de Estado francês as Chaves da Cidade do Porto.

No discurso antes desta entrega, deixou vários elogios aos esforços de Macron por uma Europa unida e forte. "A França sempre foi e é um defensor incansável do projeto europeu", afirmou. O presidente da Câmara do Porto elogiou a postura de Macron, considerando que se "impôs como principal líder da União Europeia" perante a "emergência de uma nova ordem mundial".

Numa intervenção feita integralmente em francês, Rui Moreira enfatizou também o papel da cidade do Porto como um baluarte de liberdade em Portugal desde a Revolução Liberal de 1820.

Macron respondeu que irá guardar as chaves "como símbolo de amizade" entre os dois países.

"Ao aceitar estas chaves quero manifestar toda a estima pela cidade, pelos moradores e pelo presidente", referiu. 

O presidente francês lamentou não ter "tanto talento para o português", ao salientar que toda a cerimónia decorreu em francês. 
PUB
Momento-Chave
por RTP

Macron recebido por Luís Montenegro e Rui Moreira

O presidente francês foi recebido à entrada da Câmara do Porto pelo autarca Rui Moreira e pelo primeiro-ministro Luís Montenegro.

Macron chegou pelas 12h30, com um atraso de mais de uma hora face ao programa do dia.
PUB
Momento-Chave
por RTP

Primeiro-ministro português já chegou à Câmara do Porto

Luís Montenegro fala aos jornalistas sobre a questão da avença da Solverde à sua empresa familiar que está a dominar a atualidade noticiosa.

Antes de fornecer as primeiras explicações sobre esta polémica, o chefe de Governo aproveitou para pedir aos jornalistas para que as questões de política interna sejam colocadas noutro momento.

"Conto com a vossa colaboração para compreenderem que durante o dia de hoje terei ocasião de acompanhar a visita do senhor presidente da República Francesa. Aproveitarei esta ocasião para falar convosco e remeterei para uma outra oportunidade tornarmos a conversar sobre questões relativas à política interna", afirmou.
PUB
por RTP

Macron deverá chegar ao Porto com atraso

À semelhança do que aconteceu na quinta-feira, em Lisboa, o programa de visita ao Porto está com atraso. O avião que transporta o casal Macron só descolou de Lisboa pelas 11h20.

A chegada do presidente francês à Câmara do Porto estava prevista para as 11h20.
PUB
Momento-Chave
Chaves da cidade
por RTP

Macron passa último dia da visita a Portugal no Porto

O presidente francês vai estar esta sexta-feira na Câmara Municipal do Porto, onde vai ser recebido por Rui Moreira, que lhe entregará as chaves da cidade. Em seguida, ao lado do primeiro-ministro, Luís Montenegro, Emmanuel Macron assinará um conjunto de protocolos.
A equipa de reportagem da RTP detalha a agenda de Macron.
PUB
Momento-Chave
Segundo dia da visita de Estado
por RTP

Assinatura de acordos bilaterais no Porto

Ao segundo e último dia da visita a Portugal, o presidente francês assina, no Porto, um conjunto de acordos com o Governo português. A cerimónia está marcada para o fim da manhã. Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa estarão presentes.À tarde, Emmanuel Macron participa num encontro com empresas franco-portuguesas.


Na última noite, ao discursar nos primeiros instantes de um jantar no Palácio da Ajuda, em Lisboa, o chefe de Estado francês quis assinalar que a Europa "está ameaçada por todos os lados", o que implica que os europeus assegurem que a própria defesa seja "um dever, uma exigência e uma oportunidade".

"Sei que posso contar consigo, senhor presidente e senhor primeiro-ministro, para agirmos juntos para a Europa e fazermos tudo o que for possível. E, com António Costa na presidência do Conselho Europeu, temos um aliado, um amigo precioso para alcançar os nossos objetivos", afirmou Macron.

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa vincou, antes da intervenção do presidente francês, que Donald Trump "rompeu com a orientação do antecessor e com toda a política externa desde a II Guerra Mundial" e "questionou a soberania do Canadá, aliado na NATO e na Ucrânia"."Questionou ainda a administração da Dinamarca, outro aliado na NATO e na Ucrânia, na Gronelândia. Afirmou o objetivo de paz o mais rápido possível na Ucrânia, assente no entendimento preferencial com a Federação Russa e sem intervenção europeia", prosseguiu o presidente da República.

"Como podem ter ouvido, o presidente da República, com este talento, fez um discurso de política geral e internacional. Fê-lo com muito talento, portanto, eu não vou fazer o mesmo, mas subscrevo tudo o que disse. Porque o que disse, no fundo, é que pertencemos a povos antigos com uma história fruto de processos de civilização e de uma construção nacional", assinalaria Macron.

"Hoje, mais do que nunca, temos que ter uma Europa forte e orgulhosa dos seus valores", diria ainda o presidente francês. "Se as referências se afundam, é preciso conservar uma direção para as potências marítimas. Isso foi muito importante e nós somos potências marítimas. Temos de ser fortes na tempestade, acreditar na universalidade dos nossos valores e numa Europa forte".

c/ Lusa
PUB
Momento-Chave
por RTP

Marcelo Rebelo de Sousa fez duras críticas aos Estados Unidos

Foto: António Antunes - RTP

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz duras críticas à posição dos Estados Unidos na guerra da Ucrânia. O chefe de Estado ofereceu um jantar solene, na noite de quarta-feira, ao homólogo francês.

PUB
Momento-Chave
por Antena 1

Marcelo acusa EUA de favorecer a Rússia em detrimento da Europa

José Sena Goulão - Lusa

Num discurso, no jantar em honra do Presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa acusou os Estados Unidos de favorecerem a Rússia em detrimento da União Europeia e de atacarem, sem legitimidade, a soberania de aliados.

Marcelo Rebelo de Sousa referia-se à retórica de Donald Trump sobre o Canadá, Gronelândia e também a Ucrânia.

E ao lado do Presidente francês, o chefe de Estado português defendeu que a Europa tem muito trabalho pela frente.

Depois de ouvir atentamente, no final, Emmanuel Macron elogiou o discurso de Marcelo, subscrevendo-o na totalidade.
PUB
Momento-Chave
por Inês Ameixa - Antena 1

Montenegro felicita Macron pelo trabalho em prol da paz na Ucrânia

Foto: António Pedro Santos - EPA

O primeiro-ministro felicita o presidente francês pelo trabalho feito com vista à paz na Ucrânia e sublinha "passos positivos" nesse sentido. Já Emmanuel Macron alerta para valores do multilateralismo que diz estarem em risco.

Os dois estiveram juntos esta tarde de quinta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a propósito da visita de Estado do presidente francês a Portugal.

PUB
Momento-Chave
por RTP

Presidente francês iniciou visita de dois dias a Portugal

Foto: António Antunes - RTP

Durante o primeiro de dois dias da visita de Estado a Portugal, o presidente francês disse que os europeus têm de se convencer que devem estar mais unidos e fortes que nunca.

Luís Montenegro elogiou-o pelos seus esforços de paz e avisou que há direitos universais que estão ameaçados.
PUB