Foto: Angelo Carconi - ANSA via EPA
Na véspera da notícia da sua morte, o papa Francisco apareceu aos fiéis na Basílica de São Pedro, para desejar boa Páscoa.
Foto: Angelo Carconi - ANSA via EPA
Na véspera da notícia da sua morte, o papa Francisco apareceu aos fiéis na Basílica de São Pedro, para desejar boa Páscoa.
Dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos, um homem e uma mulher, foram mortalmente baleados, na noite de quarta-feira, diante do Museu Judaico de Washington. As autoridades detiveram um homem armado que, segundo os meios de comunicação social norte-americanos, terá gritado "Palestina livre".
(em atualização)
"Dois funcionários da Embaixada de Israel foram mortos sem sentido, esta noite, perto do Museu Judaico em Washington D.C", confirmou na rede social X a secretária norte-americana de Segurança Interna, Kristi Noem.
"Estamos a investigar ativamente e a trabalhar para obter mais informações para partilhar", acrescentou a governante.
A polícia de Washington recomendou à população da capital federal dos Estados Unidos que evite a zona em redor do Museu Judaico, próximo das instalações do FBI.Uma das vítimas ainda foi transportada em estado crítico para um hospital local, mas acabou por sucumbir aos ferimentos.
Por sua vez, o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon, veio descrever os acontecumentos em Wahington como um "ato perverso de terrorismo antissemita".
"Prejudicar a comunidade judaica é ultrapassar os limites. Estamos confiantes de que as autoridades norte-americanas irão reprimir os responsáveis por este ato criminoso. Israel continuará a atuar com determinação para proteger os seus cidadãos e representantes em todo o mundo", escreveu no X.
The fatal shooting that took place outside the event that took place at the Jewish Museum in Washington, D.C. is a depraved act of anti-Semitic terrorism. Harming the Jewish community is crossing a red line. We are confident that the US authorities will take strong action against… pic.twitter.com/mVyXHjGyxU
— Danny Danon 🇮🇱 דני דנון (@dannydanon) May 22, 2025
"Rezamos pelas vítimas desta violência enquanto trabalhamos para saber mais sobre o que aconteceu", reagiu Pam Bondi.
c/ agências
O primeiro-ministro israelita defende a criação de uma zona segura em Gaza, para fazer chegar ajuda humanitária e criar as condições para acabar com a guerra. Benjamin Netanyahu desmente divergências com Donald Trump, apesar de o presidente norte-americano não ter passado por Israel, na visita que fez ao Médio Oriente.
Novas informações recolhidas pelos Estados Unidos sugerem que Israel está a preparar um ataque contra instalações nucleares iranianas. A informação é avançada pela CNN Internacional, que cita vários responsáveis norte-americanos, numa altura em que as diplomacias dos EUA e Irão se preparam para a quinta ronda de negociações sobre o novo programa nuclear iraniano.
"Portugal condena liminarmente o ataque do exército israelita à comitiva diplomática que visitou Jenin, na Cisjordânia", referiu um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros enviado às redações esta quarta-feira.
Soldados israelitas dipararam tiros de aviso sobre um grupo de diplomatas estrangeiros. Entre eles estava o embaixador português. Os diplomatas visitavam Jenin, na Cisjordânia, e o exército israelita pediu desculpas e abriu um inquérito ao incidente.
Manuel de Almeida - Lusa
Após as audiências de PSD, PS e Chega, o presidente da República recebeu esta quarta-feira a Iniciativa Liberal e o Livre. Nesta ida a Belém ficou-se a saber que a IL vai apresentar projeto de revisão constitucional, aproveitando a maioria de dois terços da direita parlamentar.
Aguiar-Branco está disponível para voltar a ser candidato à presidência da Assembleia da República. A eleição decorrerá na primeira sessão plenária da nova legislatura.
Em causa está a publicação de vídeos sobre pessoas de etnia cigana nas redes sociais do líder do Chega. A queixa foi apresentada por dez associações que consideram que as publicações incitam ao ódio.
Após o resultado das eleições legislativas, a maior e mais antiga organização de defesa dos Direitos Humanos do mundo garante que vai estar atenta a eventuais abusos e violações destes em Portugal.
Foto: António Pedro Santos - Lusa
Sem comentar, diretamente, o resultado das eleições, o governador do Banco de Portugal avisa que é necessário manter credibilidade e previsibilidade na gestão das contas públicas.
O Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., exigiu hoje a demissão de todos os membros do Governo, depois de ter obtido um resultado pior do que o esperado nas eleições intercalares de 12 de maio.
Marcos Jr. "solicitou a demissão por cortesia de todos os secretários de gabinete", disse o palácio presidencial em comunicado, uma medida que visa dar ao Presidente "a margem de manobra necessária para avaliar o desempenho de cada departamento e determinar quem continuará a servir".
A ordem foi tomada depois de os candidatos apoiados por Marcos Jr. ao Senado, a câmara alta do parlamento das Filipinas, terem obtido menos lugares do que o esperado nas eleições intercalares realizadas a 12 de maio.
"O povo falou e espera resultados, não manobras políticas ou desculpas. Nós ouvimo-los e vamos agir", disse o Presidente.
As eleições ficaram marcadas pela disputa entre os candidatos de Marcos Jr. e os apoiados pela vice-presidente e ex-aliada Sara Duterte.
A votação aconteceu meses depois de o pai, o ex-Presidente Rodrigo Duterte (2016-2022), ter sido extraditado para ser julgado por crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional devido à guerra contra as drogas.
Apesar de estar detido em Haia, Rodrigo Duterte foi reeleito como presidente da câmara de Davao, em Mindanao, no sul das Filipinas, cargo que ocupou antes de concorrer a chefe de Estado.
A Presidência declarou hoje que os serviços governamentais "continuarão ininterruptos" durante a transição, durante a qual avaliará o desempenho dos atuais secretários antes de decidir se serão ou não substituídos.
O filho do falecido ditador Ferdinand Marcos (1917-1989) tem três anos até ao final do mandato e, de acordo com o comunicado, a renovação ministerial representa "uma nova fase totalmente focada nas necessidades mais urgentes da população".
Até ao momento, mais de uma dúzia dos 23 secretários do Executivo demitiram-se ou anunciaram a intenção de abandonar o cargo, juntamente com líderes de agências sob o controlo do Presidente, como a Autoridade de Desenvolvimento Metropolitano de Manila.
Entre eles estava o secretário das Finanças, Ralph G. Recto, que, em comunicado, elogiou a "decisão ousada" tomada "com o desejo de dar prioridade às pessoas e ao país".
O secretário da Energia, Raphael Lotilla, observou que a ordem de demissão é "uma excelente oportunidade para fazer um balanço e revigorar o Governo".
A medida foi tomada depois de o Presidente ter reconhecido na segunda-feira que os maus resultados das eleições se deveram à deceção dos filipinos com o desempenho do Governo.
A taxa de aprovação de Marcos Jr. caiu para 25%, de acordo com uma sondagem realizada em março, uma queda acentuada face à taxa de 42% em fevereiro.
Os entrevistados apontaram a falha do Governo em controlar a inflação, a corrupção desenfreada no país e a falta de medidas para combater a pobreza.
Mais de 400 turmas escolares têm aulas ao relento na Matola, arredores de Maputo, admitiu o município, avançando que está para breve o arranque da construção de pelo menos 15 novas salas.
"Continuamos a enfrentar desafios de turmas ao ar livre, contabilizamos um pouco mais de 400 turmas ao ar livre na Matola. É um desafio muito grande, por isso continuamos a mobilizar recursos para esta questão", disse o presidente do município da Matola, Júlio Parruque, durante uma visita aos bairros municipais.
O responsável avançou que a autarquia vai iniciar em breve com a construção de pelo menos 15 salas de aulas para mitigar o problema das salas ao ar livre.
Moçambique espera 69,2 milhões de euros em receitas com a exploração de Gás Natural Liquefeito (GNL) este ano, 40% destinado ao Fundo Soberano que já em 2025 financia os primeiros 15 projetos, incluindo 12 novas escolas secundárias.
De acordo com dados da proposta de lei relativa ao Plano Económico e Social e Orçamento do Estado de 2025, aprovada pelo parlamento, são esperados pouco mais de 5.016 milhões de meticais (69,2 milhões de euros) provenientes de receitas da GNL, do projeto Coral Sul, na bacia do Rovuma, Cabo Delgado.
Entre os projetos a financiar, consta a construção de 12 escolas secundárias "segundo o padrão de qualidade e resiliência", por 311,6 milhões de meticais (4,3 milhões de euros) e de 214 salas de aula do ensino primário por 225,8 milhões de meticais (3,1 milhões de euros) e a aquisição e distribuição de 15 milhões de livros escolares para todas as escolas primárias, no valor de 779,5 milhões de meticais (10,8 milhões de euros).
O partido atualmente no poder em Taiwan expulsou cinco membros por alegada espionagem para a China, uma medida que visa "manter a disciplina do partido e salvaguardar a segurança nacional".
O presidente do Comité Central de Avaliação do Partido Democrático Progressista (DPP, na sigla em inglês) afirmou na quarta-feira que a decisão foi unânime e respeitou os regulamentos do partido.
De acordo com a agência de notícias pública taiwanesa CNA, Lai Jui-lung sublinhou que as ações dos membros violaram tanto a lei como os "valores fundamentais" do DPP.
"Perante a coação e a incitação do Partido Comunista Chinês, todos os membros do partido (DPP) devem observar rigorosamente a lei e a disciplina partidária (...). Os interesses nacionais devem prevalecer", afirmou Lai.
Entre os expulsos estão Sheng Chu-ying, antigo conselheiro do então presidente do parlamento You Si-kun (2020-2024), e Ho Jen-chieh, antigo conselheiro do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Joseph Wu Jaushieh (2018-2024).
Nesta lista estão também Wu Shang-yu, que serviu como assessor no gabinete do atual presidente, William Lai Ching-te, Chiu Shih-yuan, antigo diretor adjunto do Instituto de Democracia de Taiwan, e Huang Chu-jung, conselheiro de Lee Yu-tien, vereador do DPP de Nova Taipé.
Os três últimos estão atualmente detidos a aguardar julgamento.
Estes casos ganharam atenção mediática depois de William Lai ter definido a China como uma "força externa hostil", em março, e ter anunciado 15 medidas, incluindo o restabelecimento dos tribunais militares, para conter os crescentes atos de "infiltração" da China.
Uma associação de jornalistas de Hong Kong disse que cinco meios de comunicação social e vários profissionais do setor foram alvo de auditorias injustificadas, manifestando preocupação quanto à liberdade de imprensa na cidade.
A classificação de Hong Kong em termos de liberdade de imprensa caiu a pique desde que Pequim reprimiu a dissidência na sequência de grandes - e por vezes violentos - protestos pró-democracia em 2019.
As autoridades fiscais de Hong Kong alegaram que um grupo de meios de comunicação social "online", jornalistas e alguns familiares não declararam integralmente os rendimentos entre 2017 a 2019.
Como resultado, foram emitidos pedidos retroativos de pagamento, indicou na quarta-feira a Associação de Jornalistas de Hong Kong (HKJA, na sigla em inglês).
Selina Cheng, presidente do grupo e ex-jornalista da publicação norte-americana Wall Street Journal, disse que a associação, ela própria e os pais também foram afetados.
Entre os meios de comunicação social visados estão o Hong Kong Free Press, o Inmedia e o The Witness, um portal de notícias na Internet dedicado à cobertura de processos judiciais, bem como dois outros.
De acordo com a imprensa local, o departamento fiscal de Hong Kong (Inland Revenue Department, IRD) garantiu que seguiu os procedimentos legais e que as ações não visam setores específicos.
Mais de 90% dos jornalistas consideram que a liberdade de imprensa de Hong Kong foi prejudicada de forma considerável pela lei de segurança nacional, aprovada pelo parlamento local em março de 2024, que pune crimes como espionagem e interferência estrangeira, de acordo com o inquérito anual da HKJA, publicado em 2024.
A Arquidiocese da Igreja Católica de Nova Orleães, no sul dos Estados Unidos, concordou em pagar 153 milhões de euros às vítimas de abusos sexuais por parte do clero.
Segundo um acordo anunciado na quarta-feira, a arquidiocese, as paróquias e várias companhias de seguros pagarão 179,2 milhões de dólares (153 milhões de euros) a um fundo para beneficiar os sobreviventes.
De acordo com uma declaração do comité que negociou o acordo, o dinheiro será distribuído depois de a Igreja sair do processo de falência.
Mas os advogados das vítimas disseram que muitas não aceitam o acordo.
"Esta compensação proposta foi feita num negócio às escondidas que a Arquidiocese, os comités de credores e os mediadores sabiam que a esmagadora maioria das vítimas sobreviventes nunca concordaria e, sem dúvida, rejeitaria", disseram os advogados Soren Gisleson, Johnny Denenea e Richard Trahant.
"Isto não faz sentido e é uma continuação da vida inteira de abusos que a Arquidiocese infligiu a estas pessoas", acrescentaram, numa declaração à agência de notícias Associated Press.
O acordo, que encerraria uma ação judicial interposta em 2020, exige a aprovação das vítimas, bem como do tribunal de falências e de outros credores da Arquidiocese.
O processo envolve mais de 500 pessoas que dizem ter sofrido abusos por parte de membros do clero.
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram esta quinta-feira que intercetaram um novo míssil disparado do Iémen, a partir do qual os rebeldes Huthis costumam atacar território israelita.
"Após as sirenes que soaram recentemente em várias regiões de Israel, um míssil lançado do Iémen foi intercetado", disseram as IDF na plataforma de mensagens Telegram.
Na segunda-feira, os rebeldes Huthis do Iémen tinham anunciado um "bloqueio naval" contra Haifa, o principal porto de Israel, alertando que os navios que naveguem para essa infraestrutura passam a ser alvos.
"Todas as empresas cujos navios estão presentes ou se dirigem para este porto são informadas de que, a partir deste anúncio, o porto (...) foi incluído na nossa lista de alvos", sublinhou o porta-voz dos Huthis, Yehya Saree.
Esta decisão "é uma resposta à escalada da brutal agressão israelita contra o nosso povo e em Gaza", frisou, acrescentando que os ataques contra Israel "cessarão quando a agressão contra Gaza terminar e o bloqueio (do enclave) for levantado".
O anúncio surgiu horas depois do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ter anunciado a intenção de "assumir o controlo" de toda a Faixa de Gaza.
Nas últimas duas semanas, os Huthis reivindicaram a responsabilidade por vários ataques ao Aeroporto Internacional de Telavive, em Israel, e numa ocasião conseguiram atingir a infraestrutura, pela primeira vez desde outubro de 2023.
Os Huthis integram o chamado "eixo de resistência" liderado pelo Irão contra Israel, de que fazem parte outros grupos fundamentalistas da região, como o Hezbollah libanês e os palestinianos Hamas e Jihad Islâmica.
Os Huthis iniciaram ataques contra a navegação comercial no mar Vermelho e no golfo de Aden, uma região vital para o comércio global, em novembro de 2023, em solidariedade com o Hamas.
As ações dos Huthis levaram ao início de campanhas de bombardeamento no Iémen por parte dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Em Beja existe uma vila onde o Chega ganhou por um voto. Trata-se de Beringel, uma povoação com 1.200 eleitores.
Na "Grande Entrevista" da RTP3, Joaquim Miranda Sarmento reagiu à notícia do Jornal Económico que dava conta de um interesse por parte do Caixa Bank de avançar com uma oferta para a compra do Novo Banco. O ainda ministro de Estado e das Finanças acredita que não é do interesse do país que o banco português seja comprado por um grupo espanhol. O governante diz que está em causa uma questão de "concentração e dependência" se o negócio avançar. Sobre um possível interesse da Caixa Geral de Depósitos, considera que a decisão será sempre do banco público.
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa (arquivo)
Em entrevista ao 360, o antigo secretário-geral do PS alertou para a possibilidade de uma revisão constitucional "feita por toda a direita e extrema-direita contra os valores de Abril".
Foto: Gonçalo Costa Martins - Antena 1
O ex-deputado do PCP António Filipe deixou, em entrevista à RTP3, uma crítica ao desempenho de José Pedro Aguiar-Branco na última legislatura na sua função de presidente da Assembleia da República. António Filipe prometeu ainda empenho do partido no combate a uma possível revisão da Constituição entretanto atirada para cima da mesa pela Iniciativa Liberal.
A Polícia Judiciária deteve três portugueses suspeitos de um esquema envolvendo companhias aéreas. Em causa estava o fornecimento à TAP e a outras companhias aéreas de peças falsas para aviões.
Uma operação levada a cabo, "nos últimos dias", no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levou à detenção de três suspeitos de tráfico de droga e à "apreensão de uma quantidade de cocaína suficiente" para "pelo menos 700 mil doses individuais". A investigação, anunciada esta quarta-feira pela Polícia Judiciária, continua em curso.
Um homem armado não identificado matou a tiro o ex-político ucraniano Andriy Portnov, na manhã desta quarta-feira, à porta da Escola Americana em Madrid, revelou fonte próxima da investigação policial à Reuters.
#SUMMA112 confirma el fallecimiento de un varón con heridas por arma de fuego en #PozueloDeAlarcón.
— 112 Comunidad de Madrid (@112cmadrid) May 21, 2025
Colabora @SEAPAPozuelo y #PolicíaLocal.@policia se encarga de la investigación. pic.twitter.com/yJJnoCcval
O secretário de Estado norte-americano diz que a Rússia deverá apresentar um memorando de paz, nos próximos dias.
O presidente da Ucrânia diz que está a ser preparada uma nova troca de prisioneiros. Volodymyr Zelensky adianta que falou com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, para o informar das negociações com os Estados Unidos.
Caças F-16 da Força Aérea Portuguesa intervieram no Báltico. A Estónia tentou apreender um petroleiro alegadamente pertencente à frota fantasma russa.
Donald Trump voltou a evitar antagonizar Moscovo. A Rússia terá começado a concentrar forças perto da Finlândia e da Noruega. O presidente norte-americano distanciou-se do problema.
O presidente russo, Vladimir Putin, visitou Kursk pela primeira vez desde que Moscovo declarou ter reconquistado completamente a região, após uma incursão surpresa das forças ucranianas, no ano passado.
O candidato da extrema-direita romena George Simion, derrotado no passado domingo à segunda volta das presidenciais na Roménia, anunciou ter apresentado um pedido de anulação das eleições por "ingerência externa", nomeadamente de França.
🚨🇷🇴 I officially ask Constitutional Court TO ANNUL Romanian presidential elections (May 2025).
— 🇷🇴 George Simion 🇲🇩 (@georgesimion) May 20, 2025
For the very reasons December elections were annulled: EXTERNAL INTERFERENCES by state and non-state actors.
This time proven with evidence! Neither 🇫🇷, nor 🇲🇩, nor anyone else has…
French foreign intelligence confirmed they met with me — allegedly to fight terrorism and child porn. In reality, child porn was never even mentioned. They did want IPs of terror suspects in France, but their main focus was always geopolitics: Romania, Moldova, Ukraine.
— Pavel Durov (@durov) May 19, 2025
Administração já aceitou. O Boeing 747 das linhas do Catar oferecido a Donald Trump vai fazer parte da frota de Air Force One do presidente americano, devendo agora ser trabalhado para poder entrar ao serviço da Administração.
Donald Trump recebeu o presidente sul-africano na Casa Branca. O presidente americano confrontou o seu homólogo sul-africano com vídeos e artigos que sustentam as teses de Trump de genocídio branco na África do Sul.
Foto: Kevin Lamarque - Reuters
Donald Trump anunciou, esta terça-feira, um novo sistema de defesa contra mísseis nos Estados Unidos chamado de "Golden Dome". Com tecnologias de defesa por terra, mar e espaço, custará cerca de 155 mil milhões de euros.
Foto: Pedro A. Pina - RTP
Têm 23 e 25 anos e estavam a ser investigados pela própria GNR, uma vez que as vítimas, imigrantes asiáticos, nunca apresentaram queixa. A GNR e o Ministério Público detetaram indícios fortes de que os dois guardas praticavam furto, ofensas à integridade física e falsificação de documentos.
Portugal e Espanha voltaram a exigir interligações elétricas com o resto da Europa.O projeto tem sido obstaculizado pela França, mas o apagão do mês passado voltou a trazer o tema à agenda.
Dezenas de imigrantes têm dormido em filas, frente à Direção-Geral dos Assuntos Consulares. Aguardam a vez para validar o registo criminal, de forma a poderem legalizar-se na AIMA.
A produtora de componentes para o setor automóvel justifica a decisão com a crise que afeta o mercado. Há ainda mais 230 funcionários da fábrica de Joane que vão ser colocados em lay-off.