Pais do Papa Bento XVI conheceram-se através de anúncio de jornal

por Agência LUSA

Os pais do Papa Bento XVI, Joseph Ratzinger e Maria Peitner, conheceram-se através de um anúncio que o seu progenitor colocou em 1920 no jornal católico "Altoettinger Liebfrauenbote" ("Correio da Nossa Senhora de Altotting").

O facto é revelado hoje pelo jornal Bild am Sonntag, que se interroga se a Alemanha teria hoje um Papa, não fosse a casualidade de Maria ter respondido ao que foi, na realidade, a segunda tentativa de Ratzinger de encontrar cônjuge por aquele meio.

"Modesto funcionário do Estado, solteiro, católico, de 43 anos, com direito a reforma, pretende celebrar casamento com uma rapariga católica, que saiba cozinhar e se possível costurar, com património", era o teor do anúncio do pretendente, publicado em 7 de Março de 1920.

O pai de Raztinger, então polícia, aparentemente não teve sorte à primeira tentativa e quatro meses voltou a tentar, especificando dessa vez que era um "funcionário médio", tendo respondido Maria Peintner, cozinheira, indica o jornal.

O casamento ocorreu em 1920, recorda o dominical, e tiveram três filhos: Maria (nascida em 1921 e falecida em 1991), Georg, que agora conta com 82 anos, e Joseph, de 79.

Peter Becker, ex-director deste jornal católico, cuja redacção está em Altotting, uma das etapas da viagem papal pela Alemanha, deu pelo anúncio há dez anos, quando Bento XVI era ainda cardeal.

Em Junho passado, Becker informou da sua descoberta o Papa, que continua a ser assinante daquela publicação devido à sua forte relação com a Baviera.

PUB