OVNI? Aviões reportam objetos luminosos sobre a costa irlandesa

por Nuno Patrício - RTP
“São pontos luminosos que se deslocam rapidamente para norte, em alta velocidade” Reuters

Na passada sexta-feira, vários pilotos de companhias de aviação que cumpriam rotas próximas da costa irlandesa entraram em contacto com a torre de controlo aéreo de Shannon, na Irlanda. Perante um conjunto de objetos luminosos que pareciam mover-se, perguntaram se havia algum exercício militar em curso.

Segundo os registos de comunicações entre os aviões e a torre de controlo irlandesa, vários objetos luminosos - não identificados - pareciam deslocar-se naquele espaço aéreo a velocidades pouco convencionais.

“São pontos luminosos que se deslocam rapidamente para norte, em alta velocidade. Podem mesmo estar em rota de colisão e não sabemos o que poderá ser” - comunicação do piloto da British Airways para torre de controlo aéreo na Irlanda.
Cerca das 6h47 do dia 9 de novembro, um piloto da British Airways contactou o controlo de tráfego aéreo de Shannon, relatando luzes brilhantes - ou objetos voadores não identificados (OVNI) na costa sudoeste da Irlanda.

Nas comunicações pode ouvir-se o controlador aéreo a dizer que não vê nada nos radares, nem no sistema primário, nem secundário.

“São pontos a deslocarem-se tão depressa”, afirma-se na comunicação do avião da British Airways. “São pontos luminosos que se deslocam rapidamente para norte, em alta velocidade. Podem mesmo estar em rota de colisão e não sabemos o que poderá ser”.

O piloto da British Airways, que voava desde Montreal, no Canadá, para Heathrow, afirma várias vezes que vê uma "luz muito brilhante" e que o objeto subiu pelo lado esquerdo da aeronave antes de "desviar rapidamente para o norte".

No seguimento destas comunicações, um outro piloto, aos comandos de um avião da Virgin, sugeriu a possibilidade de se tratar de um meteorito ou um outro tipo de objeto a reentrar na atmosfera terrestre.

"São múltiplos objetos brilhantes seguindo o mesmo tipo de trajetória", refere. Pouco depois, o piloto afirma estar a ver "duas luzes brilhantes" à direita, a subir a grande velocidade.

O piloto da Virgin afirma mesmo que a velocidade é "astronómica, como Mach 2" - o dobro da velocidade do som.

O registo alargado das comunicações foi colocado na internet através da conta de Twitter de Trevor Buckley, que refere "um relatório muito interessante, de alto grau [da torre] Shannon, no dia 9 de novembro, às 6h30, com múltiplas aeronaves a relatarem  avistamentos de um OVNI sobre o Condado de Kerry.


Na sequência destes relatos, a Autoridade de Aviação Irlandesa fez saber que está a elaborar um relatório e que "será investigado no processo normal para ocorrências confidenciais".

Um porta-voz do aeroporto de Shannon disse que não seria apropriado fazer comentários enquanto a investigação da IAA está em andamento.
Tópicos
PUB