Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Oposição na Venezuela volta a sair à rua

por Lusa
Os venezuelanos pedem reposição da verdade eleitoral Reuters

Novas manifestações convocadas pela oposição venezuelana estão previstas para todo o país, nomeadamente na capital Caracas, precisamente um mês depois das eleições presidenciais marcadas pela reeleição contestada do Presidente Nicolás Maduro.

Os protestos foram convocados no sábado pela líder da oposição, María Corina Machado, que apelou aos compatriotas para voltarem às ruas para contestar os resultados do escrutínio de 28 de julho fornecidos pelas entidades oficiais e reivindicar a vitória do candidato opositor e ex-diplomata Edmundo Gonzalez Urrutia.

Os venezuelanos vão de novo sair à rua. Este 28 de agosto; com a vossa família, com os vossos filhos, com os vossos netos”, afirmou María Corina Machado, numa mensagem publicada na rede social X no sábado.

Vemo-nos nas ruas, um mês depois da nossa gloriosa vitória a 28 de julho, quando votámos, ganhámos e recolhemos as atas, que demonstram a esmagadora vitória de Edmundo González Urrutia", reforçou María Corina Machado, numa declaração divulgada na véspera do protesto.

A oposição alega que Urrutia obteve quase 70% dos votos e publicou 83,5% das atas - que afirma ter obtido através de testemunhas e membros das mesas de voto - para reforçar a sua reivindicação.

O Supremo Tribunal de Justiça, controlado por magistrados simpatizantes do regime venezuelano, confirmou na semana passada a vitória de Maduro nas eleições de julho.

Também para hoje está prevista em Caracas uma manifestação de apoio a Nicolás Maduro.

PUB