Conselho de Direitos Humanos. ONU elege substituto da Rússia

por RTP
O mandato da Federação Russa no Conselho de Direitos Humanos chegaria ao fim em 2023 Mike Segar - Reuters

A Assembleia-Geral das Nações Unidas elege esta terça-feira o país que vai suceder à Rússia no Conselho de Direitos Humanos da organização. O lugar neste órgão deverá passar a ser ocupado pela República Checa.

O posto foi deixado no início de abril pela Rússia. Isto depois de o país ter sido suspenso do Conselho de Direitos Humanos pela Assembleia-Geral da ONU por iniciativa dos Estados Unidos, num gesto diplomático de repúdio pela invasão da Ucrânia.

A eleição tem lugar um dia depois de o Conselho ter remetido para quinta-feira uma sessão extraordinária sobre "a deterioração da situação dos Direitos Humanos na Ucrânia". O que acontece a pedido de Kiev. O mandato da Federação Russa no Conselho de Direitos Humanos chegaria ao fim em 2023.


O Conselho de Direitos Humanos está sediado em Genebra e integra 47 membros. É o principal fórum da Organização das Nações Unidas para este domínio.

A missão do órgão passa por rever periodicamente o quadro do respeito pelos Direitos Humanos ebtre os países-membros das Nações Unidas. Pode ainda tratar qualquer tema considerado urgente em sessões excecionais. Foi o que aconteceu com a invasão russa da Ucrânia.

Desde o primeiro dia da ofensiva contra Ucrânia, a 24 de fevereiro, a Rússia foi afastada de diferentes fóruns internacionais, incluindo na estrutura da ONU.

c/ agências
PUB