Oito soldados mortos e sete polícias sequestrados no Paquistão

por Lusa
No Paquistão vivem-se dias difíceis EPA

Oito soldados foram mortos e sete polícias sequestrados em dois ataques no noroeste do Paquistão, um dos quais foi reivindicado pelos talibãs paquistaneses, informaram as autoridades do país.

Na noite de segunda-feira, "homens armados atacaram um posto de controlo fronteiriço na região de Tirah", na província montanhosa de Khyber-Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) um oficial dos serviços de informação do Paquistão, que não foi identificado.

"As trocas de tiros entre as duas partes duraram várias horas", acrescentou a mesma fonte, dando conta de "oito soldados mortos" e "nove atacantes mortos e outros sete feridos".

O movimento talibã paquistanês, o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), treinado para o combate no Afeganistão e que afirma ter a mesma ideologia dos talibãs, que regressaram ao poder em Cabul desde 2021, assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Num comunicado de imprensa, o TTP afirmou ter respondido a uma operação das forças de segurança contra um dos seus combatentes.

Num ataque separado e até agora não reivindicado, "sete agentes da polícia foram raptados e levados para um destino desconhecido", disse à AFP um responsável da polícia que não quis ser identificado.

"Homens armados cercaram um posto de controlo policial na região de Bannu", também em Khyber-Pakhtunkhwa, "e apreenderam armas policiais", acrescentou.

Um segundo polícia, Muhammad Zia ud-Din, confirmou à agência de notícias o rapto dos sete agentes policiais.

O Paquistão tem sido palco este ano de um aumento dos ataques de rebeldes, nomeadamente nas províncias do Baluchistão e de Khyber Pakhtunkhwa, ambas junto da fronteira com o Afeganistão.

 

Tópicos
PUB