Observatório Europeu verifica centenas de informações que circulam sobre a guerra

por RTP

Foto: Serviço de imprensa das forças terrestres ucranianas via Reuters

O Observatório Europeu para os Media alerta para as noticias falsas que circulam sobre a guerra na Ucrânia. Na última semana, os parceiros do Observatório publicaram mais de uma centena de artigos com factos comprovados para combater a desinformação.

Os investigadores debruçaram-se sobre teorias da conspiração que defendem que a guerra é uma encenação - sobre artigos que minimizam as vitimas civis ucranianas, circulação de noticias sem fundamento sobre as operações militares tanto da Russia como da Ucrania, mas também sobre falsas narrativas relativas à discriminação dos refugiados de guerra.

O Observatório Europeu para os Media é liderado pela Universidade Europeia de Florença e junta académicos, investigadores que confirmam a veracidade das noticias e especialistas em literacia para analisar as correntes de desinformação, em colaboração com grupos de media e plataformas online.

Miguel Poiares Maduro, que participa neste Observatório, explica os mecanismos usados para compreender e analisar a desinformação.
PUB