O número de casos de contaminação de pepinos com a bactéria Escherichia coli deverá aumentar nos próximos dias, revela um especialista alemão à edição online da BBC.
A própria Organização Mundial de Saúde já classificou a contaminação como "muito grande e muito séria" e incentivou os diversos países a trabalhar em conjunto para descobrir a fonte da contaminação, escreve a BBC.
Segundo os primeiros relatos, a fonte da contaminação será a Espanha, mas os responsáveis espanhóis têm negado qualquer responsabilidade. O mercado espanhol de exportação de vegetais está praticamente paralisado depois desta revelação e a conselheira da Agricultura e Pesca da Junta da Andaluzia, Clara Aguilera, já prometeu que "os que criaram esta situação vão pagar por ela".
Até ao momento, haverá 329 casos na Alemanha, de que já resultaram 14 mortos. Na Suécia, foram detetados 36, um dos quais mortal. E há notícias de outras situações suspeitas na Suíça, Holanda, Dinamarca e Reino Unido.
Os ministros da Agricultura da União Europeia dicutem hoje, em Debrecen, na Hungria, as consequências desta contaminação para o setor agrícola, tanto mais que vários países estão a proibir as importações de vegetais a partir de Espanha e de outros estados-membros da UE.
"Estamos perante uma situação extraordinariamente grave e importante para o setor, e creio que no Conselho de hoje vamos ter de adotar medidas de caráter extraordinário e de urgência para o setor produtor, não só espanhol como da União Europeia", disse Rosa Aguilar, ministra do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho de Espanha, ciatada pelo El País.