Novos controlos pós-Brexit. É o "preço a pagar" pela liberdade, afirma ministra britânica
No dia em que se celebra o quarto aniversário da saída oficial do Reino da União Europeia e em que foram introduzidos novos controlos sobre alimentos, bebidas e alguns produtos agrícolas, sucessivamente adiados, a ministra britânica da Saúde Andrea Leadsom disse que as empresas britânicas que estão a lidar com "alguma fricção" com a União Europeia devem "adaptar-se" às mudanças nas regras comerciais.
Quatro anos após a saída do Reino Unido da UE, as empresas da União Europeia que exportam produtos agrícolas para o Reino Unido terão de cumprir novos requisitos burocráticos, o que ameaça dificultar ou até mesmo diminuir a exportação através do Canal da Mancha.
"As empresas estão habituadas aos custos de fazer negócios. Compreendo que o dia de hoje seja uma grande notícia, porque se trata de algo que finalmente chegou a casa. Mas o facto é que as empresas têm enormes oportunidades noutras partes do mundo, que são o benefício direto da nossa saída da União Europeia”, disse Leadsom à Sky News.