Um terramoto de magnitude 6,4 na escala de Richter foi registado esta segunda-feira na província turca de Hatay, na fronteira com a Síria. Há a registar pelo menos três mortos e centenas de feridos.
O epicentro localizou-se na província de Hatay, no sul da Turquia, a região mais afetada pelos dois fortes sismos de 6 de fevereiro de 7,8 e 7,6 na escala de Richter, que provocaram mais de 47 mil mortos na Turquia e na Síria. Desde então foram registadas mais de seis mil réplicas na Turquia.
O novo sismo instalou o pânico entre a população e, de acordo com o ministro turco do Interior, fez pelo menos três mortos e mais de 200 feridos.
Segundo relatou a estação turca NTV, pelo menos um prédio já meio desmoronado desabou completamente e destroços de outras infraestruturas afetaram veículos estacionados.
De acordo com jornalistas da agência France-Presse (AFP), o abalo foi sentido com muita violência em Antaquia e Adana e provocou o pânico entre a população já fortemente atingida pela recente tragédia, levantando ainda grandes nuvens de poeira na cidade em ruínas.
As autoridades turcas alertaram a população para se manterem longe da costa na província de Hatay, devido ao risco de subida do nível de água em meio metro, após este novo abalo.
O novo abalo ocorreu um dia depois de as operações de salvamento terem sido encerradas na Turquia, exceto nas províncias mais afetadas.
No terreno, 265 mil operacionais turcos trabalham sem parar, acompanhados por 11.500 socorristas internacionais, mas as hipóteses de encontrar sobreviventes são quase nulas.
c/agências