O novo balanço de vítimas mortais em Espanha dá conta de pelo menos 95 mortos na sequência das chuvas torrenciais e inundações que devastaram sobretudo a região de Valência. O balanço anterior era de 72 vítimas mortais em Valência e Castela La Mancha.
Só na região de Valência foram confirmadas, até ao momento, 92 vítimas mortais. O balanço continua a ser provisório, adiantam as autoridades. Há ainda duas mortes confirmadas em Castela La Mancha e outra vítima na Andaluzia.
O Governo espanhol já decretou três dias de luto nacional e reconhece que há danos pessoais e danos materiais "altíssimos".
Várias estradas e outras infraestruturas ficaram danificados ou totalmente destruídas. As autoridades apelaram às populações das zonas afetadas pelo mau tempo para que se mantenham em casa e não tentem circular pelas estradas.
Devido ao mau tempo, várias zonas continuam inacessíveis às equipas de resgate e milhares de pessoas estão sem eletricidade ou telecomunicações nas localidades mais afetadas.
A precipitação registada na região de Valência na última noite foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, segundo indicam os dados oficiais.