As forças de segurança alemãs detiveram hoje nove pessoas numa série de operações em Berlim e noutros dois estados contra alegados apoiantes do partido neonazi Der Dritte Weg (Terceira Via), confirmaram as autoridades.
A polícia e o ministério público de Berlim indicaram que os suspeitos, entre os 17 e os 21 anos, seriam membros da Juventude Nacional Revolucionária, a ala jovem da organização extremista.
As operações, nas quais foram revistados dez apartamentos, decorreram em Berlim, em Brandeburgo e na Saxónia.
As operações estão ligadas a um ataque a várias pessoas numa estação de elétricos em Berlim, em 06 de julho. Além disso, os suspeitos são acusados de participar num assalto em janeiro, no qual um homem de 20 anos terá sido atacado por motivos políticos.
Os cerca de 130 agentes destacados nas operações apreenderam telemóveis, dispositivos de armazenamento de computadores, vestuário, um veículo e diversas armas, incluindo pistolas falsas, ferramentas industriais e armas elétricas de choque, assim como material de propaganda.
Der Dritte Weg é um pequeno partido com influência neonazi que tem uma representação muito residual a nível local em algumas regiões do sul e do leste da Alemanha, onde encontrou apoiantes.