Nova Orleães. Pelo menos 10 mortos depois de veículo avançar sobre a multidão

por RTP
Reuters

Nos Estados Unidos, em Nova Orleães, um veículo avançou sobre a multidão na Bourbon Street, no bairro francês, provocando pelo menos 10 mortos e três dezenas de feridos, de acordo com a agência de emergências da cidade. O veículo seguia em alta velocidade e depois o condutor saiu de arma em punho a disparar. De acordo com o FBI, o autor do atropelamento, já identificado, foi morto pela polícia. O incidente aconteceu por volta das três da manhã, hora local. Dois polícias ficaram feridos.

O governador do Louisiana, Jeff Landry, já denominou o sucedido como “um terrível ato de violência”. O ‘mayor’ de Nova Orleães, LaToya Cantrell, considerou-o mesmo um “ataque terrorista”. O FBI está a investigar o incidente como um "um ato de terrorismo", avança a Reuters citando a agência.

Depois de atacar a multidão, "o suspeito confrontou as autoridades locais e agora está morto", confirmou o FBI.

O departamento da Polícia de Nova Orleães acredita que o atropelamento terá sido intencional e afirma que o condutor tentou atingir o máximo possível de pessoas. 
O FBI também está a investigar o que aconteceu e a responsável pelo departamento do FBI na cidade, Alethea Duncan, afirmou que as autoridades estão também a investigar a descoberta de pelo menos um suposto dispositivo explosivo no local.

De acordo com testemunhas citadas pela CNN, houve momentos de pânico. “Tudo o que vi foi um camião a bater em toda a gente do lado esquerdo da calçada do Bourbon”,relata Kevin Garcia. “Um corpo veio a voar na minha direção”, disse ele, acrescentando que também ouviu tiros.

As autoridades locais reportaram o incidente, pedindo que as pessoas se afastassem do local.

A Bourbon Street é uma zona de elevada afluência turística no centro histórico, com vários bares e restaurantes. Muitos estavam no local para festejar o Ano Novo. 

A cidade também se prepara para receber o The Sugar Bowl na noite de quarta-feira. O jogo anual de futebol universitário atrai fãs de todo o país.




PUB