Nord Stream. UE acredita em sabotagem no gasoduto e promete resposta "robusta"
A União Europeia admitiu, esta quarta-feira, que considera que as duas fugas nos dois gasodutos submarinos Nord Stream foram causadas por sabotagem. Sem acusar diretamente a Rússia, Josep Borrell prometeu uma resposta europeia "robusta" em caso de ataque às infraestruturas energéticas.
Também para Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, "os atos de sabotagem da Nord Stream parecem ser uma tentativa de desestabilizar ainda mais o fornecimento de energia para a UE".
“É necessária uma investigação urgente e completa”, advertiu. “Os responsáveis serão totalmente responsabilizados e obrigados a pagar”.
#Nordstream sabotage acts appear to be an attempt to further destabilize energy supply to EU.
— Charles Michel (@CharlesMichel) September 27, 2022
We need an urgent and thorough investigation.
Those responsible will be held fully accountable and made to pay.
Our efforts to diversify energy supply away from Russian gas continue.
"Todas as informações disponíveis indicam que as fugas são o resultado de um ato deliberado", sublinhou. "Qualquer interrupção deliberada da infraestrutura energética da Europa é completamente inaceitável e será recebida com uma resposta forte e unida".
Damage to Nord Stream 1 & 2 are not a coincidence and affect us all.
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) September 28, 2022
All available information indicates leaks are the result of a deliberate act.
Deliberate disruption of European energy infrastructure is utterly unacceptable and will be met with a robust and united response. https://t.co/p32qR8TzOb
Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, reagiu e afirmou estar “extremamente preocupado” com as fugas, acrescentando que não podia ser descartada a possibilidade de um ataque deliberado.
Em reação às acusações europeias, o Kremlin respondeu que é “estúpido e absurdo” suspeitar que a Rússia seja responsável pela sabotagem dos gasodutos Nord Stream.
"Era bastante previsível" que culpassem a Rússia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, numa conferência de imprensa.
"Previsível, estúpido e absurdo".
Estas fugas no Nord Stream 1 e 2 são "problemáticos para nós, porque ambos os tubos estão cheios de gás pronto para ser bombeado, e esse gás é muito caro” e agora está a ser desperdiçado.
Peskov apelou, por isso, que se pense “antes de falar” e que se espere pelos “resultados das inspeções para saber se foi uma explosão ou não”
"Esta situação exige diálogo, interação rápida entre todas as partes para saber o que aconteceu. Neste momentos, vemos uma completa ausência de diálogo", lamentou.