O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nomeou o atual diretor-geral da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, Paulo Lourenço, para embaixador em Cabo Verde, substituindo António Moniz, que segue para a Austrália.
De acordo com o decreto presidencial publicado hoje no Diário da República, Paulo Jorge Lopes Lourenço, ministro plenipotenciário de segunda classe, foi nomeado, sob proposta do Governo, para o cargo de embaixador de Portugal na cidade da Praia.
Diplomata de carreira desde 1995, Paulo Lourenço desempenhou funções nas embaixadas de Portugal em Luanda, Londres, Sarajevo e Belgrado. Entre 2012 e 2018 foi cônsul-geral em São Paulo.
Paulo Lourenço nasceu em 10 de março de 1972, em Angola, e desde fevereiro de 2020 chefiava a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional, funções nas quais negociou o novo programa-quadro de Defesa entre Portugal e Cabo Verde para o período 2022 a 2026.
Num outro decreto presidencial também publicado hoje é exonerado o ministro plenipotenciário de primeira classe António Manuel Albuquerque de Vilhena Moniz do cargo de embaixador de Portugal, funções que ocupava desde março de 2020, transitando de cônsul-geral em Paris.
Um terceiro decreto presidencial publicado hoje nomeia ainda, sob proposta do Governo, António Moniz para o cargo de embaixador de Portugal em Camberra, Austrália.