O jornal norte-americano está a processar a Microsoft e a empresa que regula o ChatGPT por infração de direitos de autor e pede ao tribunal que responsabilize as duas empresas por "milhares de milhões de dólares" em danos, já que as plataformas das duas empresas recolhem nova informação através da análise de conteúdo publicado online.
Alega também que a plataforma ChatGPT, quando questionada sobre certos temas, gera vários excertos de artigos do New York Times que não podem ser acedidos a não ser através de uma subscrição paga. De acordo com o processo, os leitores passam assim a aceder a conteúdos exclusivos sem terem de pagar.
Noutros casos é dado como exemplo o sistema de busca Bing, da Microsoft, que tem certas funcionalidades do ChatGPT, que vão buscar conteúdo ao New York Times sem que haja um link que remeta ou refira o texto de origem.
O jornal alega que esta situação resulta em perda de receitas para o New York Times. A Microsoft também é uma das acusadas. O processo foi colocado em tribunal esta quarta-feira em Manhattan num tribunal federal, já depois de o jornal americano ter tentado contactar a Microsoft e a OpenAI sem sucesso para resolver o problema de forma amigável.
Não é a primeira vez que a empresa que gere o ChatGPT está envolvida em polémicas. A inteligência artificial é vista como um perigo para muitos setores.
Ainda este ano, os autores George R. R. Martin e John Grisham processaram a plataforma por infringir os direitos de autor. Seguiu-se a comediante Sarah Silverman e os escritores Margaret Atwood e Philip Pullman, que pediram uma compensação monetária ao ChatGPT pelo uso indevido do seu trabalho.
Um grupo de especialistas informáticos também processou a OpenAI e Microsoft, acusando as duas empresas de terem utilizado código sem permissão para treinar um programa de inteligência artificial chamado Copilot.
Estes são alguns casos em que a inteligência artificial está envolvida judicialmente. Muitos criadores de conteúdo acusam que estas plataformas funcionam apenas através do treino utilizando trabalho de autor.