O cargueiro britânico que viajava da Bélgica para Portugal e que está agora à deriva no Atlântico pode afundar-se com líquidos inflamáveis, produtos tóxicos e explosivos, embora um responsável marítimo afirme que "de momento o risco é nulo".
Xavier Rolin, responsável britânico pela capitania do Atlântico, adiant ou, em conferência de imprensa que os produtos se encontram devidamente encerrad os em contentores especiais, por isso, de momento, o risco é nulo. Assinalou que a carga do MSC Napoli incluía 462 toneladas de líquidos i nflamáveis, 143 toneladas de materiais tóxicos e 167 quilogramas de explosivos.
O barco de 275 metros de comprimento ficou à deriva, no meio de uma for te tempestade, mas os 26 tripulantes foram salvos por helicóptero, pelas equipas de socorro francesas e britânicas, após o pedido de ajuda enviado pela manhã.
Vítima de uma avaria, o cargueiro tem uma fenda de um metro por baixo d a linha de flutuação, o que leva a prever o seu afundamento no Atlântico. A embarcação ao zarpar do porto de Amberes na Bélgica levava uma carga total de 41.773 toneladas de materiais e 2.394 contentores, para além dos 3.500 metros cúbicos de fuel e 147 metros cúbicos de diesel.
Segundo a capitania marítima, o navio pertence à Companhia Mediterrânea de Embarcações, empresa suíça, e encontra-se à deriva a cerca de cem quilómetro s a Nordeste da ilha francesa de Ousseant.
O resgate do navio tem sido dificultado pelo mau tempo, com ventos a oi tenta quilómetros por hora e ondas de seis metros.